O discurso publicitário como ferramenta de transformação social: a elaboração de uma peça publicitária para a adoção de animais
Resumen
O presente projeto experimental busca compreender o discurso publicitário e, a partir dele, trazer a elaboração de uma peça publicitária de valor social e com potencial de transformação. Para isso, delimitamos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: a publicidade pode atuar - considerando a metafunção interpessoal (Kress e van Leeuwen, 1996) e as estratégias de aproximação e afastamento utilizadas no discurso publicitário - como ferramenta de transformação social, no que diz respeito à adoção de animais? Para nos aproximarmos da solução desta indagação traçamos como objetivo geral do estudo, verificar, por meio da elaboração de uma peça publicitária sobre a adoção de animais, as potencialidades da metafunção interpessoal articulada no discurso da publicidade, com potencial de atuação como ferramenta de transformação social. Como objetivos específicos delimitamos: Discutir as potencialidades da publicidade como ferramenta de transformação social, por meio do discurso; Elaborar uma peça publicitária de cunho social sobre adoção de animais tendo como base os pressupostos da linguagem multimodal, articulando especificamente a metafunção interpessoal (Kress e van Leeuwen, 1996); Analisar e experimentar na elaboração da peça publicitária estratégias de aproximação e de afastamento possíveis de serem estabelecidas por meio do discurso publicitário, pelo acionamento da metafunção interpessoal e das categorias contato, distância social, atitude, modalidade (Kress e van Leeuwen, 1996). Como suporte teórico-metodológico, faremos o uso da cartografia como método de condução do estudo, de acordo com as fases do “funcionamento atencional” descritas por Kastrup (2007). Para atender aos objetivos do trabalho, alinhamos cada uma das fases da cartografia aos passos que foram dados ao longo do projeto: estudamos o discurso como ferramenta de transformação social, fizemos coletas de anúncios, analisamos o texto publicitário como multimodal, e a partir disso, desenvolvemos e criamos o anúncio. As perspectivas teóricas que fundamentaram nosso trabalho foram a teoria da análise crítica do discurso de Norman Fairclough (2001) e a Gramática do Design Visual, com ênfase na metafunção interpessoal de Kress e van Leeuwen (1996).
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