Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorSouza, Márcia Rosane de
dc.date.accessioned2019-06-11T15:48:18Z
dc.date.available2019-06-11T15:48:18Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16949
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research investigated the implementation of politics of inclusion in the High School, in a public school in the Rio Grande do Sul. It was developed through a case study done during March-May, in the year 2011. The main objective was to analyze the process of implementation of the National Politics of Inclusion of people with disabilities in this school and to investigate possible difficulties of high school teachers to conduct school inclusion. The specific objectives were to assess the difficulties encountered by high school teachers to teach students with disabilities, the types of disabilities found in this school, the physical and objectives conditions to implement the "National Policy of Inclusion"(Ministry of Education, 2008) students in the inclusion process, analyze and systematize the laws regarding school inclusion, and investigate, with teachers, the difficulties encountered in day-to-day, to get the job done, considering the areas of knowledge and amount of work time with these students. The methodological approach was qualitative research, considering that this research has a subjective view, close to the ideal (Want, 2006). The theoretical basis for the study was qualitative and approached authors as Mazzotti (2006) and Godoy (1995), The data collection was done through questionnaires applied to the management team and high school teachers, also involving the analysis of laws and documents school inclusion. After the data collection and their analysis, concluded that educational inclusion is not realized in practice, many students even attend school regularly, have no access to education as others, and that teachers try to do their best job, but find it hard all day, or unprepared for a short time to perform an efficient job.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleA dificuldade do professor de ensino médio para implementar a política nacional de educação inclusivapor
dc.title.alternativeThe difficulty of the school teacher to implementa national policy of inclusive educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a implementação de políticas de inclusão no âmbito do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvida através de um estudo de caso durante o período de março a maio, do ano de 2011. O objetivo principal foi analisar o processo de implementação da Política Nacional de Inclusão de pessoas com deficiências nesta Escola e investigar possíveis dificuldades dos professores de ensino médio para realizarem a inclusão escolar. Os objetivos específicos foram: avaliar dificuldades encontradas pelos professores das áreas do conhecimento no ensino médio para promoverem a construção do conhecimento aos alunos com deficiência; os tipos de deficiências encontradas nesta Escola; as condições objetivas e físicas da mesma para implementar a “Política Nacional de Inclusão” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008) aos alunos em processo de inclusão; analisar e sistematizar as leis referentes à inclusão escolar; e investigar, junto aos professores, as dificuldades encontradas no dia-a-dia, para a realização do trabalho, levando em conta as áreas de conhecimento e quantidade de períodos trabalhados com esses alunos. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, levando em consideração que esta possui uma visão mais subjetiva, mais próxima do ideal (QUEIRÓS, 2006). A fundamentação teórica do estudo realizado foi de natureza qualitativa e aprofundou autores como Mazzotti (2006) e Godoy (1995); realizou-se a coleta de dados através de questionários aplicados à equipe diretiva e aos professores do Ensino Médio, envolvendo também a análise de leis e documentos referentes à inclusão escolar. Após a coleta de dados e análise dos mesmos, concluiu-se que a inclusão escolar ainda não está sendo realizada na prática, como deveria; que muitos alunos mesmo frequentando a escola regular, não têm acesso ao ensino como os demais e que os professores tentam fazer seu trabalho da melhor forma, mas encontram dificuldades diárias, pelo despreparo ou pelo pouco tempo para realização de um trabalho eficiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto