dc.contributor.advisor | Costa, Vânia Medianeira Flores | |
dc.creator | Silva, Marizelda Rael da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T12:03:10Z | |
dc.date.available | 2019-06-12T12:03:10Z | |
dc.date.issued | 2011-11-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16958 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work has the objective of identifying the level of knowledge about medicinal
plants in the school community where is inserted the municipal elementary school
Aldo Porto dos Santos and it relationship with Environmental Education, turning that
information into a tool of introduction to Environmental Education. For that, was
covered the origin of phytotherapy, the history of the relationship of the people with
the plants since the prehistoric times until the present, the proprieties of the medicinal
herbs, ways for better utilize their proprieties and the cares that must be taken during
the usage of them. To realize the first stage of this work it was applied a quantitative
research through a questionnaire which was answered by one hundred and eleven
people. In the second stage of the project it was labored the “clock of medicinal
plants” which was attended by the 6th grade class composed of twenty students
counting with the collaboration of the scholar community which helped in obtaining
the established species of plants. Evaluating the results of the project and comparing
with the proposed objective it was possible to note that in the said school community
there is a reasonable knowledge of the medicinal plants and that the used plants are
cultivated in their own yards of their homes following the local culture. Concludes in
this way that there are several methods to achieve the objectives related to the
development of the Environmental Education, but this action have better result when
it’s supported in the common interests of the group and in the knowledge and cultural experience that already exists. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Plantas medicinais | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Medicinal plants | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.title | A utilização do conhecimento de plantas medicinais como ferramenta para estimular a preservação ambiental | por |
dc.title.alternative | The usage of the knowledge about medicinal plants as a tool to stimulate the environmental preservation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem o objetivo de identificar o nível de conhecimento sobre plantas
medicinais na comunidade escolar onde está inserida a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Aldo Porto dos Santos e sua relação com a Educação Ambiental,
transformando essas informações numa ferramenta para introdução da Educação
Ambiental. Para tanto, aborda-se o uso de plantas medicinais discorrendo desde a
origem da fitoterapia, a história do relacionamento das pessoas com as plantas
desde os tempos pré-históricos até o presente, as propriedades das ervas
medicinais, maneiras de melhor aproveitar suas propriedades e os cuidados que
devem ser tomados durante o emprego das mesmas. Para realizar a primeira etapa
do trabalho foi aplicada uma pesquisa quantitativa através de um questionário que
foi respondido por cento e onze pessoas. Na segunda etapa do projeto foi elaborado
o “relógio das plantas medicinais” da qual participou a turma do 6º ano constituída
por vinte alunos contando com a colaboração da comunidade escolar que ajudou na
obtenção das espécies das plantas estabelecidas. Avaliando os resultados do
projeto e comparando com o objetivo proposto foi possível constatar que na referida
comunidade escolar há um conhecimento razoável das plantas medicinais e que as
plantas usadas são cultivadas nos próprios quintais de suas casas seguindo a
cultura local. Conclui-se desta forma que há vários métodos para atingir os objetivos
relacionados ao desenvolvimento da Educação Ambiental, mas que esta ação tem
melhor resultado quando está apoiada nos interesses comuns do grupo e no
conhecimento e experiência cultural já existente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |