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dc.contributor.advisorCosta, Vânia Medianeira Flores
dc.creatorSilva, Marizelda Rael da
dc.date.accessioned2019-06-12T12:03:10Z
dc.date.available2019-06-12T12:03:10Z
dc.date.issued2011-11-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16958
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work has the objective of identifying the level of knowledge about medicinal plants in the school community where is inserted the municipal elementary school Aldo Porto dos Santos and it relationship with Environmental Education, turning that information into a tool of introduction to Environmental Education. For that, was covered the origin of phytotherapy, the history of the relationship of the people with the plants since the prehistoric times until the present, the proprieties of the medicinal herbs, ways for better utilize their proprieties and the cares that must be taken during the usage of them. To realize the first stage of this work it was applied a quantitative research through a questionnaire which was answered by one hundred and eleven people. In the second stage of the project it was labored the “clock of medicinal plants” which was attended by the 6th grade class composed of twenty students counting with the collaboration of the scholar community which helped in obtaining the established species of plants. Evaluating the results of the project and comparing with the proposed objective it was possible to note that in the said school community there is a reasonable knowledge of the medicinal plants and that the used plants are cultivated in their own yards of their homes following the local culture. Concludes in this way that there are several methods to achieve the objectives related to the development of the Environmental Education, but this action have better result when it’s supported in the common interests of the group and in the knowledge and cultural experience that already exists.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPlantas medicinaispor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectMedicinal plantseng
dc.subjectCultureeng
dc.titleA utilização do conhecimento de plantas medicinais como ferramenta para estimular a preservação ambientalpor
dc.title.alternativeThe usage of the knowledge about medicinal plants as a tool to stimulate the environmental preservationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de identificar o nível de conhecimento sobre plantas medicinais na comunidade escolar onde está inserida a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldo Porto dos Santos e sua relação com a Educação Ambiental, transformando essas informações numa ferramenta para introdução da Educação Ambiental. Para tanto, aborda-se o uso de plantas medicinais discorrendo desde a origem da fitoterapia, a história do relacionamento das pessoas com as plantas desde os tempos pré-históricos até o presente, as propriedades das ervas medicinais, maneiras de melhor aproveitar suas propriedades e os cuidados que devem ser tomados durante o emprego das mesmas. Para realizar a primeira etapa do trabalho foi aplicada uma pesquisa quantitativa através de um questionário que foi respondido por cento e onze pessoas. Na segunda etapa do projeto foi elaborado o “relógio das plantas medicinais” da qual participou a turma do 6º ano constituída por vinte alunos contando com a colaboração da comunidade escolar que ajudou na obtenção das espécies das plantas estabelecidas. Avaliando os resultados do projeto e comparando com o objetivo proposto foi possível constatar que na referida comunidade escolar há um conhecimento razoável das plantas medicinais e que as plantas usadas são cultivadas nos próprios quintais de suas casas seguindo a cultura local. Conclui-se desta forma que há vários métodos para atingir os objetivos relacionados ao desenvolvimento da Educação Ambiental, mas que esta ação tem melhor resultado quando está apoiada nos interesses comuns do grupo e no conhecimento e experiência cultural já existente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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