dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Scherer, Luana do Amarante | |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T15:25:41Z | |
dc.date.available | 2019-06-12T15:25:41Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16966 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the improvement of the teaching-learning process in elementary education through innovative teaching practices permitted by the school management with emphasis on the process of continuous training of teachers, providing a constant learning. The survey also sought, forms of organization of school work to create an environment conducive to significant changes, showing that school is a place of socialization that provides an integrated development of the potentialities and abilities of children and young people who begin to trace their personalities. The methodology used in the research consisted of observation, questionnaires to the subjects involved, as well as bibliographic and school documents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas inovadoras | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Innovative pedagogical practices | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Práticas pedagógicas: perspectivas na gestão educacional | por |
dc.title.alternative | Educational practice: perspectives on management education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo analisar a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental através de práticas pedagógicas inovadoras possibilitadas pela gestão escolar, dando ênfase ao processo de formação continuada de professores, proporcionando um aprendizado constante. A pesquisa procurou também, formas de organização do trabalho escolar para criação de um ambiente propício para mudanças significativas, mostrando que a escola é um espaço de socialização que proporciona um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças e jovens, que começam a traçar as suas personalidades. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu de observação, aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos, além de pesquisas bibliográficas e documentos da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |