Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Cecília Elenir dos Santos
dc.date.accessioned2019-06-12T17:28:12Z
dc.date.available2019-06-12T17:28:12Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16969
dc.description.abstractIn higher education, as in basic education, Mathematics is separated from Physics in disciplines, because it is not usually thought of an integrative approach when structuring a curriculum. This fragmentation in the initial formation of physics teachers may lead to the idea that the role of mathematics is solely to subsidize learning in the conceptual field of physics, not evidencing the possible and important articulations in the search for meaningful learning. In this way, the present dissertation investigated the teaching and learning process of Calculus I and proposed reflections to guide the elaboration of a Potentially Significant Teaching Unit of "Derivative" from a more comprehensive - or integrated approach in the context of initial formation of physics teachers. Therefore, a study based on ethnomethodology is proposed, a set of methods that describes, interprets and builds the social world, developed with students and professors of the UFSM Physics course. In this sense, participant observation, records analysis and semi-structured interviews were carried out. It was observed that the classes resemble traditional aspects of teaching, poor performance in solving evaluative questions, difficulties in comprehension, graphic representation, use of textbooks and formal appraisals of learning. The importance of this research is to investigate and recognize existing difficulties, so that it is possible to propose improvements in the teaching and learning process in courses in the area of Sciences.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCálculopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapor
dc.subjectEtnometodologiapor
dc.subjectCalculationeng
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectPotentially significant teaching uniteng
dc.subjectEthnomethodologyeng
dc.titleA dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de cálculo I: uma investigação no curso de licenciatura em física da UFSMpor
dc.title.alternativeA dynamics of the process of teaching and learning of calculation I: an investigation in the physics course of UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo ensino superior, assim como no ensino básico, a Matemática é separada da Física em disciplinas, pois não se costuma pensar em uma abordagem integradora ao se estruturar um currículo. Esta fragmentação na formação inicial de professores de Física pode reforçar a ideia que o papel da Matemática é unicamente subsidiar aprendizagens no campo conceitual da Física, não evidenciando as articulações possíveis e importantes na busca de aprendizagens significativas. Desta forma, a presente dissertação investigou o processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I e propôs reflexões para guiar a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de “Derivada” a partir de uma abordagem mais abrangente – ou integrada, no contexto de formação inicial de professores de Física. Para tanto, realizou-se um estudo fundamentando na etnometodologia, um conjunto de métodos que descreve, interpreta e constrói o mundo social, desenvolvida com alunos e professores do curso de Física da UFSM. Neste sentido, foi realizada observação participante, análise de registros e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que as aulas assemelham-se a aspectos tradicionais de ensino, o baixo desempenho na resolução de questões avaliativas, dificuldades de compreensão, de representação gráfica, o uso do livro didático e avaliações formais de aprendizagem. A importância desta pesquisa versa sobre investigar e reconhecer dificuldades existentes, para que seja possível propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem em cursos da área de Ciências.por
dc.contributor.advisor1Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.referee1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865537547314234por
dc.contributor.referee2Neide, Italo Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2243834010086351por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2734301997593112por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International