Games na sala de aula: formação discente e docente
Resumo
A presente pesquisa teve como principal objetivo mostrar que há a possibilidade de trabalhar novas formas de ensino, principalmente com poucos recursos. Temos uma sociedade bastante tecnológica, já plenamente adaptada às novas formas de comunicação e interação, mas no encontro com o fazer pedagógico, ainda há muitas dúvidas e dificuldades, primeiramente, no que tange ao acesso ao material midiático. Neste sentido, a proposta do trabalho em si, é dar vez e voz à sala de aula comum, de escola pública na periferia, e poder fomentar a discussão sobre a aplicabilidade destas novas formas do fazer o processo de ensino e aprendizagem. Há uma necessidade latente de encontrar alternativas para tornar a escola tradicional novamente prazerosa para os educandos, mas é preciso pensar em métodos que sejam eficazes e simples, que não dependa de grandes influências econômicas ou que precisem da espera sempre gigantesca pelo poder público que mantém a escola. Pensar a educação como fonte transformadora da realidade de jovens, principalmente da periferia, é essencial no auxílio ao seu desenvolvimento enquanto cidadãos do mundo, agentes de uma também possível transformação da realidade social, política e econômica a qual estão inseridos. Os games são a linguagem do jovem, e uma de suas possibilidades de lazer em uma sociedade que os exclui pelos escassos recursos financeiros impedindo-os de participar de determinadas programações e também um recurso que os permite estar inseridos em uma rede cada vez mais determinante do comportamento das pessoas atualmente que são os smartphones.
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