dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Sathres, Silviani Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T11:45:47Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T11:45:47Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16975 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Esta monografia centra-se no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de demonstrar qual a relevância do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nessa etapa da educação. Assim, apresentam-se os objetivos de promover o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na educação infantil, despertar o interesse e a curiosidade das crianças da pré-escola para as questões ambientais, propiciar atividades que contribuam para aprimorar as ações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e conhecer as práticas cotidianas realizadas pelas famílias dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, levantando dados a respeito das percepções sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil nas políticas públicas educacionais e nos documentos oficiais, após trata-se sobre a formação de educadores ambientais e suas práticas no contexto escolar, destacando a formação dos sujeitos e suas relações com o meio ambiente. Num segundo momento, a partir de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se o desenvolvimento de um projeto em uma turma de pré-escola e a partir de uma análise quantitativa os resultados dos questionários enviados às famílias das crianças. Portanto, após a realização das atividades e da análise dos questionários percebeu-se que não há como negar que os projetos de educação ambiental na educação infantil são de grande relevância e permitem a possibilidade de educar as crianças de hoje, para que elas reeduquem os adultos e ao serem elas os adultos, estas realizem ações coerentes com a sustentabilidade planetária. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas escolares | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | School practice | eng |
dc.title | A educação ambiental na educação infantil: O desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na pré-escola | por |
dc.title.alternative | Environmental education in early childhood education: The development of an environmental education project in preschool | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia centra-se no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de demonstrar qual a relevância do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nessa etapa da educação. Assim, apresentam-se os objetivos de promover o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na educação infantil, despertar o interesse e a curiosidade das crianças da pré-escola para as questões ambientais, propiciar atividades que contribuam para aprimorar as ações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e conhecer as práticas cotidianas realizadas pelas famílias dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, levantando dados a respeito das percepções sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil nas políticas públicas educacionais e nos documentos oficiais, após trata-se sobre a formação de educadores ambientais e suas práticas no contexto escolar, destacando a formação dos sujeitos e suas relações com o meio ambiente. Num segundo momento, a partir de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se o desenvolvimento de um projeto em uma turma de pré-escola e a partir de uma análise quantitativa os resultados dos questionários enviados às famílias das crianças. Portanto, após a realização das atividades e da análise dos questionários percebeu-se que não há como negar que os projetos de educação ambiental na educação infantil são de grande relevância e permitem a possibilidade de educar as crianças de hoje, para que elas reeduquem os adultos e ao serem elas os adultos, estas realizem ações coerentes com a sustentabilidade planetária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |