Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorSathres, Silviani Monteiro
dc.date.accessioned2019-06-13T11:45:47Z
dc.date.available2019-06-13T11:45:47Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16975
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractEsta monografia centra-se no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de demonstrar qual a relevância do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nessa etapa da educação. Assim, apresentam-se os objetivos de promover o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na educação infantil, despertar o interesse e a curiosidade das crianças da pré-escola para as questões ambientais, propiciar atividades que contribuam para aprimorar as ações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e conhecer as práticas cotidianas realizadas pelas famílias dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, levantando dados a respeito das percepções sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil nas políticas públicas educacionais e nos documentos oficiais, após trata-se sobre a formação de educadores ambientais e suas práticas no contexto escolar, destacando a formação dos sujeitos e suas relações com o meio ambiente. Num segundo momento, a partir de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se o desenvolvimento de um projeto em uma turma de pré-escola e a partir de uma análise quantitativa os resultados dos questionários enviados às famílias das crianças. Portanto, após a realização das atividades e da análise dos questionários percebeu-se que não há como negar que os projetos de educação ambiental na educação infantil são de grande relevância e permitem a possibilidade de educar as crianças de hoje, para que elas reeduquem os adultos e ao serem elas os adultos, estas realizem ações coerentes com a sustentabilidade planetária.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas escolarespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSchool practiceeng
dc.titleA educação ambiental na educação infantil: O desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na pré-escolapor
dc.title.alternativeEnvironmental education in early childhood education: The development of an environmental education project in preschooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia centra-se no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de demonstrar qual a relevância do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nessa etapa da educação. Assim, apresentam-se os objetivos de promover o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental na educação infantil, despertar o interesse e a curiosidade das crianças da pré-escola para as questões ambientais, propiciar atividades que contribuam para aprimorar as ações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e conhecer as práticas cotidianas realizadas pelas famílias dos alunos em relação à preservação do meio ambiente. A investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, levantando dados a respeito das percepções sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil nas políticas públicas educacionais e nos documentos oficiais, após trata-se sobre a formação de educadores ambientais e suas práticas no contexto escolar, destacando a formação dos sujeitos e suas relações com o meio ambiente. Num segundo momento, a partir de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se o desenvolvimento de um projeto em uma turma de pré-escola e a partir de uma análise quantitativa os resultados dos questionários enviados às famílias das crianças. Portanto, após a realização das atividades e da análise dos questionários percebeu-se que não há como negar que os projetos de educação ambiental na educação infantil são de grande relevância e permitem a possibilidade de educar as crianças de hoje, para que elas reeduquem os adultos e ao serem elas os adultos, estas realizem ações coerentes com a sustentabilidade planetária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto