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dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorSeerig, Daniele
dc.date.accessioned2019-06-13T14:29:00Z
dc.date.available2019-06-13T14:29:00Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16987
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis Monograph had as guiding theme the formation and performance of school manager in relation to restorative practices in schools. This work looks for further research and studies related to restorative practices and their relationships with legislation and education, with the aim of supporting authorizing the knowledge necessary for their performance in school. The aim of this study was to identify factors that contribute to the attainment of restorative practices in schools, as well as training and educational role of the manager to undertake referrals and shared democratic participatory regard to conflicts at school. The methodology included a qualitative approach, through a search field next to a school and their managers in the city of Santa Maria / RS. This research analyzed the intertwining of restorative practices and the training and performance of the school manager. Based on the study it was possible to visualize the importance of restorative practices in conflict resolution in school, because it is an alternative to the need to improve inter and intrapersonal relationships in a world that is looking for peace and harmony. We concluded that the understanding of restorative practices in the school is important, as well as the importance of managers to use new strategies in the pacification of conflicts in school because they must always be in continuous pursuit of knowledge and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação do gestor escolarpor
dc.subjectPráticas restaurativaspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectTraining the school managereng
dc.subjectRestorative practiceseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectViolenceeng
dc.titleFatores intervenientes à consecução das práticas restaurativas na escola : um olhar na formação e atuação do gestorpor
dc.title.alternativeIntervening factors in achieving school restorative practices: a look at the training and operations managereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa monografia teve como temática norteadora a formação e a atuação do gestor escolar com relação às práticas restaurativas na escola. Buscou-se pesquisar e aprofundar os estudos referentes às práticas restaurativas e suas relações com a legislação e a educação, com a finalidade de respaldar saberes necessários ao gestor para a sua atuação na escola. Objetivou-se verificar os fatores que contribuem para a consecução das práticas restaurativas na escola, assim como a formação e atuação do gestor escolar para que realize encaminhamentos compartilhados e democrático-participativos no que diz respeito aos conflitos na escola. A metodologia contemplou uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo junto a uma escola e seus gestores, no município de Santa Maria/RS. Esta pesquisa analisou o entrelaçamento entre as práticas restaurativas e a formação e atuação do gestor escolar. Com base no estudo foi possível visualizar a importância das práticas restaurativas na resolução de conflitos na escola, pois a mesma é uma alternativa para que se melhorem as relações inter e intrapessoais neste mundo que está à procura da paz e harmonia. Conclui-se que é relevante a compreensão acerca do que são práticas restaurativas na escola, assim como a importância dos gestores utilizarem novas estratégias na pacificação dos conflitos escolares, pois os mesmos devem sempre estar em busca contínua do saber e do aprender.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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