dc.contributor.advisor | Lisbôa Filho, Flavi Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Ortis, Andréa Corneli | |
dc.creator | Nunes, Lucas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T16:48:04Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T16:48:04Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | NUNES, L. S. Identidade e representações nerd: análise do personagem Peter Parker no filme Homem-Aranha. 2017. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17006 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present work deals with the questions of the representations of the nerd identity in the film Spider-Man, released in 2002. We have as main objective of the research to analyze the characteristics about the nerd present in this production, making a cut in the figure of the protagonist Peter Parker, interpreted by the actor Tobey Maguire. For this, the questions about the term culture are approached according to Williams (2003) and its influences on the formation of identities, defended by Hall (1980). Based on these concepts, raise the question of identifications among individuals and how they contribute to the formation of social groups through reference points disseminated by discourses and social and media representations according Chartier (2002) and Hall (2016). In the Cultural Studies bias, it is understood that the media is responsible for the dissemination of meanings about cultures and identities in general. Based on this assertion, we use Johnson's (2010) course and the textual analysis model of Casetti and Chio (1999) to achieve the objectives of this research. Finally, it was concluded that the film, despite the new meanings of the term nerd, still represents it in a pejorative way, contributing so that the characteristics of these individuals are not questioned and the common sense about this identity is preserve. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Identidade nerd | por |
dc.subject | Homem-Aranha | por |
dc.subject | Cultural studies | eng |
dc.subject | Representations | eng |
dc.subject | Identity nerd | eng |
dc.subject | Spider man | eng |
dc.title | Identidade e representações nerd: análise do personagem Peter Parker no filme Homem-Aranha | por |
dc.title.alternative | Identity and representations nerd: analysis of Peter Parker's character in The Spiderman's movie | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as questões das representações da identidade nerd no filme Homem-Aranha, lançado em 2002. Temos como objetivo central da pesquisa analisar as características sobre o nerd presentes nesta produção, fazendo um recorte na figura do protagonista Peter Parker, interpretado pelo ator Tobey Maguire. Para isso, as questões acerca do termo cultura são abordados de acordo com Williams (2003) e as suas influências sobre a formação de identidades defendidas por Hall (1980). Com base nestes conceitos, levantamos a questão das identificações entre os indivíduos e como elas contribuem para a formação de grupos sociais por meio de pontos de referência disseminados pelos discursos e pelas representações sociais e midiáticas de acordo com Chartier (2002) e Hall (2016). Pelo viés dos Estudos Culturais, entende-se que a mídia é responsável pela disseminação de significados sobre as culturas e identidades de modo geral e, por isso, utilizamos o percurso de Johnson (2010) e o modelo de análise textual de Casetti e Chio (1999) para alcançar os objetivos desta pesquisa. Por fim, concluiu-se que o filme, apesar das novas significações do termo nerd, ainda o representa de maneira pejorativa, contribuindo para que as características destes indivíduos não sejam questionadas e o senso comum acerca desta identidade seja preservado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |