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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorCavalheiro, Jeferson de Souza
dc.date.accessioned2016-06-09T14:15:35Z
dc.date.available2016-06-09T14:15:35Z
dc.date.issued2008-01-23
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1700
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe society nowadays requires a conscious citizen, participatory and responsible in their way of life, because their way of life irresponsible and unbridled consumption has caused the unsustainability of the planet. Given this is to put education as a training tool of this citizen. For this is a Key and critical environmental education sector. We believe that education is a form of social transformation, not just an instrument for environmental protection and citizenship. Thus, the ecological awareness is connected to the conservation of the environment, creating new principles, values and concepts for a new rationality, providing a knowledge cautious, questioning and problematized the scientific paradigms based on what was set to modern civilization. Indeed, it is possible to understand the Environmental Education as a process of building social values, knowledge and attitudes directed to the conservation of the environment by the community in the course of history. This paper discusses how the research was developed at the School State Basic Dr. Paulo Devanier Lauda, whose purpose was to verify the existence of shares in Environmental Education Project Political Pedagogical the school. It was that the Environmental Education is not included in the curriculum of the school, and teachers of the school do not have educational training capable of performing work on a interdisciplinar.Os students are deprived of knowledge on the environmental issue, but are receptive to different methodologies, and are open to discuss issues of the present in relation to Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectConsciência ecológicapor
dc.subjectCidadãopor
dc.titleConsciência ambiental entre professores e alunos da Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Laudapor
dc.title.alternativeEnvironmental awareness between teachers and students of Basic Estadual Dr. Paulo Devanier Laudaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso é posto a educação como um instrumento de formação deste cidadão. Para isto é fundamental uma educação ambiental crítica e transformadora. Entendemos que a educação é uma forma de transformação social e não apenas um instrumento de defesa ambiental e da cidadania. Sendo assim, a consciência ecológica está conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente, questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi constituída a civilização moderna. Com efeito, é possível compreender a Educação Ambiental como um processo de construção de valores sociais, de conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do ambiente pela coletividade no decorrer da historia. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a pesquisa na Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda, cuja finalidade foi verificar a existência de ações de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da escola. Constatou-se que a Educação Ambiental não está inserida no currículo da escola, e os professores da escola não possuem formação pedagógica capaz de realizar trabalhos de forma interdisciplinar.Os alunos são carentes de conhecimentos relativos a questão ambiental, porém estão receptivos a metodologias diferentes, e estão abertos a discutir assuntos da atualidade em relação à Educação Ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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