dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Cavalheiro, Jeferson de Souza | |
dc.date.accessioned | 2016-06-09T14:15:35Z | |
dc.date.available | 2016-06-09T14:15:35Z | |
dc.date.issued | 2008-01-23 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1700 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The society nowadays requires a conscious citizen, participatory and
responsible in their way of life, because their way of life irresponsible and unbridled
consumption has caused the unsustainability of the planet. Given this is to put
education as a training tool of this citizen. For this is a Key and critical environmental
education sector. We believe that education is a form of social transformation, not
just an instrument for environmental protection and citizenship. Thus, the ecological
awareness is connected to the conservation of the environment, creating new
principles, values and concepts for a new rationality, providing a knowledge cautious,
questioning and problematized the scientific paradigms based on what was set to
modern civilization. Indeed, it is possible to understand the Environmental Education
as a process of building social values, knowledge and attitudes directed to the
conservation of the environment by the community in the course of history. This
paper discusses how the research was developed at the School State Basic Dr.
Paulo Devanier Lauda, whose purpose was to verify the existence of shares in
Environmental Education Project Political Pedagogical the school. It was that the
Environmental Education is not included in the curriculum of the school, and teachers
of the school do not have educational training capable of performing work on a
interdisciplinar.Os students are deprived of knowledge on the environmental issue,
but are receptive to different methodologies, and are open to discuss issues of the
present in relation to Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Consciência ecológica | por |
dc.subject | Cidadão | por |
dc.title | Consciência ambiental entre professores e alunos da Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda | por |
dc.title.alternative | Environmental awareness between teachers and students of Basic Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e
responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável
e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso
é posto a educação como um instrumento de formação deste cidadão. Para isto é
fundamental uma educação ambiental crítica e transformadora. Entendemos que a
educação é uma forma de transformação social e não apenas um instrumento de
defesa ambiental e da cidadania. Sendo assim, a consciência ecológica está
conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e
conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente,
questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi
constituída a civilização moderna. Com efeito, é possível compreender a Educação
Ambiental como um processo de construção de valores sociais, de conhecimentos e
atitudes voltadas para a conservação do ambiente pela coletividade no decorrer da
historia. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a pesquisa na Escola
Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda, cuja finalidade foi verificar a existência
de ações de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da escola.
Constatou-se que a Educação Ambiental não está inserida no currículo da escola, e
os professores da escola não possuem formação pedagógica capaz de realizar
trabalhos de forma interdisciplinar.Os alunos são carentes de conhecimentos
relativos a questão ambiental, porém estão receptivos a metodologias diferentes, e
estão abertos a discutir assuntos da atualidade em relação à Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |