dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Bittencourt, Daniele Francisca Campos Denardin de | |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T16:37:07Z | |
dc.date.available | 2019-06-17T16:37:07Z | |
dc.date.issued | 2017-12-04 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17018 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | In the search to rediscovering and [res] finding new paths, it's intended to enter this writing to tell a
story. However, the problem to tell this story is used as a research problem, to question how is the
trajectory and the experience of being the mother of a special child? And how do the [res]
significations of motherhood come about? Based on these questions, I will tell my story as a special
mother. Thus, the central objective of this study is to seek evidence in the ways of narrating the
experiences [res] of motherhood and the condition of being a special mother. It presents as theoretical
reference the institution family through the times: From the concept to its organization, I also talk about
the historical considerations of motherhood and the role of being a mother, having historical facts and
the feeling of motherhood, lastly a big question is: And when the child is born with a disability? Where
is proposed a brief reflection on the experiences and relationships that surround this context. It will be
a qualitative research, anchored by the biographical approach, specifically autobiographical. The
author's daughter participates in the research. The autobiography is presented as a memorial. The
memory "cut-outs" will be interspersed in the writing with photos of the daughter that has West
syndrome, the subject and the author of this research. The autobiographical narratives are divided into
four chapters. In the first chapter entitled: A meeting with myself, a story is presented in the form of
brief reports the moments of the author's family constitution, in the second chapter, which receives the
title: The realization of a dream: from pregnancy to birth, are narrated the main moments from the
discovery of pregnancy to birth, already in chapter three, entitled: Doubts, fears and uncertainties: a
diagnosis, the narratives involved in the process of the diagnosis and acceptance of the daughter's
disability. In the fourth and last chapter that receives the title of (Re) Meaning of motherhood: an
encounter with myself, the experiences and the resignifications of special motherhood are presented.
It's hoped by this study that, in addition to sharing the lived and thoughtful experiences of a special
mother, that this autobiography can help and contribute, in some way, in the trajectory of other special
mothers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mãe especial | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.subject | Ressignificações materna | por |
dc.subject | Experiences | eng |
dc.subject | Special mother | eng |
dc.subject | Maternal ressignifications | eng |
dc.title | Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial | por |
dc.title.alternative | Autobiographical narratives: experiences & [res] meanings of being a special mother | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para
narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de
pesquisa, questionar como se constitui a trajetória e a experiência de Ser mãe de uma criança
especial? E como acontece as [res] significações da maternidade?Com eixo nestas perguntas, vou
narrar minha história como mãe especial. Diante disso, o objetivo central desse estudo estabelece em
buscar evidências nas formas de se narrar e de narrar as experiências e [res] significações da
maternidade e a condição de Ser mãe especial. Apresenta-se como referencial teórico A instituição
família através dos tempos: Do conceito à sua organização, discorro também sobre as c onsiderações
históricas da maternidade e o papel de ser mãe, dispondo de fatos históricos e o sent imento da
maternidade, por fim, utiliza-se da seguinte questão: E quando o filho (a) nasce com deficiência?
Onde se propõe uma breve reflexão nas vivências e relações que cercam este contexto. Será uma
pesquisa de natureza qualitativa, ancorada pela abordagem biográfica, especificamente, uma
autobiográfica. Participa da pesquisa a filha da autora. A autobiografia é apresentada sob forma de
memorial. Os recortes da memória serão intercalados na escrita com fotos da filha com Síndrome de
West, do sujeito e autora desta pesquisa. As narrativas autobiográficas são divididas em quatro
capítulos. No primeiro capítulo intitulado: Um encontro, uma história, é apresentado sob forma de
breves relatos os momentos da constituição da família da autora, no segundo capítulo, que recebe o
título: A realização de um sonho: da gravidez ao nascimento, narram-se os principais momentos
desde a descoberta da gravidez até o nascimento, já no capítulo três, intitulado Dúvidas, medos e
incertezas: um diagnóstico encontra-se as narrativas envoltas ao processo do diagnóstico e aceitação
da deficiência da filha. No quarto e último capítulo que recebe o título de (Re) Significações da
maternidade: um encontro comigo mesma, apresentam-se as experiências e as ressignificações da
maternidade especial. Espera-se com este estudo que, além de partilhar as experiências vividas e
pensadas de uma mãe especial, que esta autobiografia possa auxiliar e contribuir, de alguma forma,
na trajetória de outras mães especiais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |