dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Silva, Elizângela Rolim da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T17:43:26Z | |
dc.date.available | 2019-06-17T17:43:26Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17021 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This research brings as main theme the accessibility for deaf in the reception of the automobile
dealership of Santa Maria - RS. The work presents as main objective to verify how effective the
interaction and communication between deaf and listeners, in conce ssionaires that receive deaf clients
interested in knowing the vehicles available in the store. As for the research problem, it intends to
know: how does the accessibility happen among deaf people and listeners in the Santa Maria
concessionaire to ensure differentiated treatment for deaf clients? This is a descriptive qualitative
research of the Case Study type. The instrument that is used for the data collection will be the
Interview. The participants of this research will be the deaf clients and the liste ners employees of local
automotive concessionaires. The interviews are recorded in audio for the listeners’ people and on
videotape for the deaf, considering a language of access of these users. Therefore, it will be
performed in Portuguese, oral for the listeners and in Libras for the deaf people. A theoretical
contribution on Accessibility, Deafness and Legislation is also sought, as well as to bring to the reader
theories about the language and the importance of the Sign Language in the Deaf Listeners
Communication. As a result, this study reinforces that for communication between deaf and listener’s
people to be viable in automobile dealerships it’s necessary to happen through a sign-visual language
- the natural language of the deaf community. In this w ay, the differential treatment is preserved for a
minority group – the deaf community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Surdos-ouvintes | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | Deaf listeners | eng |
dc.subject | Libras | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.title | Acessibilidade para surdos em concessionária de veículos automotivos em Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Accessibility for deaf in automotive vehicle concessionaire in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa traz como tema principal a acessibilidade para pessoas surdas no
atendimento em concessionária automobilística de Santa Maria- RS. Tem como objetivo principal
verificar como se efetiva a interação e comunicação entre surdos e ouvintes, em concessionárias que
recebem clientes surdos interessados em conhecer os veículos disponíveis na loja. Quanto ao
problema de pesquisa pretende-se saber: como acontece a acessibilidade entre surdos e ouvintes em
concessionária de Santa Maria para garantir tratamento diferenciado aos clientes surdos? Trata-se
de uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo Estudo de Caso. O instrumento que será utilizado para
a coleta dos dados será o da Entrevista. Farão parte como sujeitos de pesquisa clientes surdos/
funcionários ouvintes de concessionárias automotivas locais . As entrevistas serão gravadas em
áudio para os sujeitos ouvintes e em vídeo tape para os sujeitos surdos considerando a língua de
acesso destes usuários. Sendo assim, será realizada em português oral para os sujeitos ouvintes e
em Libras para os sujeitos surdos. Busca-se um aporte teórico sobre Acessibilidade, Surdez e
Legislação assim como trazer ao leitor sobre a Lingua(gem) e a importância da Língua de Sinais na
Comunicação Surdos Ouvintes. Como resultados este estudo reforça que a comunicação entr e
surdos e ouvintes seja viável em concessionárias automobilísticas é necessário que aconteça através
de uma língua gestual-visual – a língua natural da comunidade surda. Desta forma preserva-se o
tratamento diferenciado a um grupo minoritário – a comunidade surda. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |