O problema da estrutura da abertura de mundo na elucidação da intencionalidade social em Ser e tempo
Abstract
Em Ser e Tempo, Martin Heidegger propõe uma retomada da questão do sentido de ser, com o objetivo de elaborar uma ontologia fundamental. Partindo do ente que compreende ser e compreende a questão do sentido de ser, Heidegger elabora uma analítica existencial, focando no ente humano. Designado como ser-aí (Dasein), o ente humano é objeto da analítica existencial, na qual Heidegger apresenta e interpreta suas estruturas fundamentais e seus modos de ser-no-mundo, assim como, o acesso do ser-aí a entes em geral e o reconhecimento do ser de diversos entes que comparecem em mundo. A noção de abertura de mundo é apresentada por Heidegger nos §§28-38 de Ser e Tempo e designa o acesso do ser-aí ao mundo e o acesso ontológico ao ser de entes. A abertura de mundo, segundo ele, é articulada. O problema proposto pela presente pesquisa analisa uma tensão interpretativa presente em Ser e Tempo a respeito da articulação da abertura de mundo. Em um primeiro momento, a abertura de mundo é mostrada como articulada a partir de níveis de determinação e sofisticação dos comportamentos intencionais. Nesse sentido, a articulação se dá em níveis estratificados, partindo de comportamentos práticos, pré-temáticos e pré-proposicionais até culminar em níveis mais sofisticados com estrutura proposicional e predicativa. A partir do §34, surge uma tensão e uma divergência entre o que havia sido exposto até o momento. Isso se dá quando Heidegger interpreta o discurso (Rede) e a linguagem (Sprache), reconhecendo o discurso como originário e fundamental ao ser-aí. Essa afirmação parece destoar do que havia sido apresentado, pois sugere que o discurso e a linguagem estão pressupostos desde a base em qualquer comportamento intencional do ser-aí. Essas duas interpretações são designadas, respectivamente, como interpretação pragmática e interpretação linguística. O objetivo desta dissertação é reconstruir, analisar e avaliar essas duas interpretações conflitantes a respeito da articulação da abertura de mundo em Ser e Tempo. Para fins de avaliação, é utilizada a estrutura ser-com como estudo de caso. A finalidade da avaliação é analisar se nesta estrutura especifica ocorre uma vinculação entres as duas interpretações ou se há prevalência de alguma delas.
Collections
The following license files are associated with this item: