dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Scherer, Suzana Freitas Kelling | |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T13:16:10Z | |
dc.date.available | 2019-06-18T13:16:10Z | |
dc.date.issued | 2009-12-11 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17029 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work congregates stories created through personage created of artisan form with the pet
bottle and developed in the College Madre Júlia (São Sepé County, RS) for the students of the
fourth series of basic education. A work methodology was developed that uses the artistic
dynamics of the construction of the personage of story with the pet bottle, as introduction to
help and to see the environmental problems. The texts worked before had been tools to show,
the garbage problem, the garbage that is not garbage, to use yes - but with care, carrying
through the ones of the texts they turn the importance the good relation between the men and
man-nature, sensitizing the children for the reality of the way where they live. In the project the
Creators of Stories had worked, that through its literature productions, had stimulated the
perception of the colleagues, and, in such a way, the quarrel of histories in lesson was possible,
what, added to the creativity of the children, “Life of the Pet Bottle” resulted in a book of
stories. It can be observed that through stories created for the students, it had the possibility to
sensitizer the other children for the inserted reality where they are e, in such a way, the book
served of instrument of information and transformation, as playful form. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Garrafa pet | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Bottle pet | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Reciclagem artesanal com garrafa pet | por |
dc.title.alternative | Artisan recyclage with the pet bottle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho reúne histórias criadas através de personagens com a garrafa pet de forma
artesanal desenvolvidas no Colégio Madre Júlia (São Sepé, RS) com alunos da quarta série do
ensino fundamental. Foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que utiliza a dinâmica
artística da construção do personagem da história com a garrafa pet, como introdução de ajudar
e ver os problemas ambientais. Os textos trabalhados antes foram ferramentas para mostrar, o
problema do lixo, o lixo que não é lixo, usar sim - mas com cuidado, portando através das
leituras dos textos sentiram a importância da boa relação entre os homens e entre homemnatureza,
sensibilizando as crianças para a realidade do meio em que vivem. No projeto
trabalharam os Criadores de Histórias, que através de suas produções literárias, estimularam a
percepção dos colegas, e, desta forma, foi possível a discussão das histórias em aula, o que,
somado à criatividade das crianças, resultou em um livro de histórias “Vida da Garrafa Pet”.
Pode-se observar que através das histórias criadas pelos alunos, houve a possibilidade de
sensibilizar as outras crianças para a realidade em que estão inseridas e, desta forma, o livro
serviu de instrumento de informação e transformação, como forma lúdica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |