Formação continuada de professores da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS): incidência na gestão escolar
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Data
2010-09-18Autor
Schneiders, Patricia Mallmann
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O objetivo dessa pesquisa foi analisar os processos de gestão da formação continuada de professores em uma escola da zona urbana da rede de ensino municipal de Santa Cruz do Sul (RS), na perspectiva de como acontece a gestão desses processos. Verificaram-se as ações propostas da SMEC para a formação continuada; como os professores percebem a importância da formação continuada; de que maneira os envolvidos gerenciam/propiciam esta formação, e a forma como essas ações podem incidir na gestão escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso, em que se utilizou entrevista com a Coordenadora Pedagógica representante da SMEC e questionário com 14 professores de uma escola da rede de ensino. Para a análise das informações, utilizou-se a elaboração de esquemas, a partir da exploração do material, o que possibilitou a sua interpretação. Dentre as considerações realizadas, apontou-se a necessidade de planejar e desenvolver ações de educação continuada, visto que os professores estão imbuídos de dificuldades em sua prática pedagógica, o que vem a revelar dia-a-dia a necessidade de ser um sujeito aprendente. Também, porque o conhecimento não é limitado, ou seja, ele deve ser constantemente ressignificado frente às exigências da profissão-professor. Destaca-se ainda, que a participação em iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor. É imprescindível que o mesmo a deseje, esteja “aberto” para a mesma, em constante busca do vir-a-ser, o que refletirá significativamente no desenvolvimento profissional destes, assim como na organização e na gestão escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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