Ditadura civil-militar em livros didáticos de história: uma análise de gêneros textuais na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar os gêneros textuais da família das histórias e suas finalidades em Livro Didático de História referente ao conteúdo curricular Ditadura Civil-Militar. Neste estudo, são utilizadas bases teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). A análise tem como ponto de partida as características dos gêneros da família das histórias já mapeados por Coffin (2006; 2008), Martin e Rose (2008) e Christie e Derewianka (2008). Os textos são analisados a partir dos sistemas semântico-discursivos mais salientes dessa família de gêneros: Ideação, Avaliatividade e Conjunção (MARTIN; ROSE, 2007). Foi selecionado, como universo de análise, o livro didático do 9º ano da coleção “História: Sociedade & Cidadania” (BOULOS, 2015), da editora FTD, por este ser o mais distribuído pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no triênio 2017-2019 para as escolas públicas do Brasil. Fazem parte do corpus de pesquisa 10 textos que, após as análises, revelaram ser gêneros da família das histórias. A análise dos sistemas semântico-discursivos, que contribuem para realizar as etapas de gênero em cada texto, evidenciou duas instanciações do gênero relato histórico, cujas características linguísticas predominantes foram circunstâncias e conjunções precisas de tempo e relações temporais entre eventos; e oito instanciações do gênero relato histórico explicativo, cujas características linguísticas predominantes foram processos relacionais, na etapa Orientação, e processos materiais, na etapa Explicação de eventos, além de apresentar relação de causa, consequência e adição entre eventos. Esses eventos são articulados, nos relatos históricos explicativos, por meio de seis explicações sequenciais, dois por meio de explicações consequenciais e um por meio de explicação fatorial. O capítulo do livro didático foi identificado como um macrogênero, estudo do período, que apresenta, no corpus analisado, descrição do período por meio de relação de extensão entre os gêneros textuais identificados a fim de explicar o conteúdo Ditadura Civil-Militar.
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