Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução
de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em
sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido mediante a necessidade de estimular os
alunos a abordarem situações novas, visando trazer para a sala de aula atividades que
favoreçam o desenvolvimento de estratégias e raciocínio matemático , através de uma
prática diversificada e significativa. Como fundamentações teóricas foram utilizados os
estudos de George Polya, em A Arte de Resolver Problemas, as orientações dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como as novas concepções e perspectivas
trazidas nas obras de educadores matemáticos como a Profa. Dra. Lourdes de la Rosa
Onuchic e Prof. Dr. Luiz Roberto Dante, ambos da Universidade Estadual Paulista
(UNESP). Apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para a realização da
pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto de Campos,
descrevendo os problemas matemáticos propostos em sala de aula, os quais foram
organizados nos módulos: (1) Operações Fundamentais, (2) Sistema de Medidas, (3)
Porcentagem e (4) Atualidades. As descrições e reflexões da prática, presentes nos
capítulo final, buscam responder a perguntas como: É possível aprender Matemática
através da resolução de problemas? Em que consiste realmente o saber resolver
problemas?
Coleções
- Educação Matemática [27]
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