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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorSchünemann, Débora
dc.date.accessioned2019-06-19T14:04:50Z
dc.date.available2019-06-19T14:04:50Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17046
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph focuses on the democratic management in the context of a public school, It has as objective to identify the characteristics of school management in a democratic perspective, through the commitment of the school community in the decisions of an administrative-educational school. Through qualitative research, it is through a case study, in a public school located in Cachoeira do Sul the search field. For both uses of documentary research and semi-structured instruments for data collection. It seeks to analyze as in public school management based on democratic principles set out by law and by decentralizing education policy by identifying possibilities, the limits and challenges the school community in this way of managing the school. The results found in the survey show that the spaces of school democratization appear as the formal mechanisms and bureaucratic with the task of fulfilling pre-established determinations. There are great limitations to the process of democratic management in schools among which continues to reaffirm the authority figure and centralizing the director of design and large distortion which are among the subjects that make up the school on the development of collective work. With based on the precepts of democracy often it seens as the agglomeration of people to endorse what has already done or to nominate representatives to take decisions on behalf of the collective. This work reflects on the participatory spaces in school management as well as understanding the function of school policy and the need for collective action of its segments in the search for a quality education based on the principles of democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática: fragilidades e possibilidadespor
dc.title.alternativeDemocratic management: fragility and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia tem como foco a gestão democrática no contexto da uma escola pública, possuindo como objetivo identificar as características da gestão escolar em uma perspectiva democrática através do comprometimento da comunidade escolar nas decisões de caráter administrativo-pedagógicas da escola. Através de pesquisa qualitativa, a mesma se dá através de um estudo de caso, tendo em uma escola pública municipal localizada em Cachoeira do Sul o campo de pesquisa. Para tanto se utiliza da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados. Busca analisar como acontece na escola pública a gestão escolar com base nos princípios democráticos apontados pela legislação e pelas políticas educacionais descentralizadoras identificando possibilidades, limites e desafios impostos a comunidade escolar por esta forma de administrar a escola. Os resultados apontados pela pesquisa demonstram que os espaços de democratização da escola configuram-se como mecanismos formais e burocráticos, com a função de cumprir determinações pré-estabelecidas. Desta forma percebemse grandes limitações ao processo da gestão democrática nas escolas dentre os quais continua a se reafirmar a figura autoritária e centralizadora do diretor e a grande distorção de concepção que há entre os sujeitos que compõem a escola sobre o desenvolvimento do trabalho coletivo, com base nos pressupostos democráticos, muitas vezes compreendido como a aglomeração de pessoas para referendar o que já está pronto ou para indicar representantes para tomarem as decisões em nome do coletivo. Com este trabalho reflete-se sobre os espaços participativos na gestão da escola, bem como a compreensão da função política da escola e da necessidade da ação coletiva dos seus segmentos na busca de uma educação de qualidade pautada nos princípios da democracia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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