dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Schünemann, Débora | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T14:04:50Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T14:04:50Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17046 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph focuses on the democratic management in the context of a public
school, It has as objective to identify the characteristics of school management in a
democratic perspective, through the commitment of the school community in the
decisions of an administrative-educational school. Through qualitative research, it is
through a case study, in a public school located in Cachoeira do Sul the search field.
For both uses of documentary research and semi-structured instruments for data
collection. It seeks to analyze as in public school management based on democratic
principles set out by law and by decentralizing education policy by identifying
possibilities, the limits and challenges the school community in this way of managing
the school. The results found in the survey show that the spaces of school
democratization appear as the formal mechanisms and bureaucratic with the task of
fulfilling pre-established determinations. There are great limitations to the process of
democratic management in schools among which continues to reaffirm the authority
figure and centralizing the director of design and large distortion which are among the
subjects that make up the school on the development of collective work. With based
on the precepts of democracy often it seens as the agglomeration of people to
endorse what has already done or to nominate representatives to take decisions on
behalf of the collective. This work reflects on the participatory spaces in school
management as well as understanding the function of school policy and the need for
collective action of its segments in the search for a quality education based on the principles of democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão democrática: fragilidades e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Democratic management: fragility and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como foco a gestão democrática no contexto da uma escola
pública, possuindo como objetivo identificar as características da gestão escolar em
uma perspectiva democrática através do comprometimento da comunidade escolar
nas decisões de caráter administrativo-pedagógicas da escola. Através de pesquisa
qualitativa, a mesma se dá através de um estudo de caso, tendo em uma escola
pública municipal localizada em Cachoeira do Sul o campo de pesquisa. Para tanto
se utiliza da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada como
instrumentos de coleta de dados. Busca analisar como acontece na escola pública a
gestão escolar com base nos princípios democráticos apontados pela legislação e
pelas políticas educacionais descentralizadoras identificando possibilidades, limites
e desafios impostos a comunidade escolar por esta forma de administrar a escola.
Os resultados apontados pela pesquisa demonstram que os espaços de
democratização da escola configuram-se como mecanismos formais e burocráticos,
com a função de cumprir determinações pré-estabelecidas. Desta forma percebemse
grandes limitações ao processo da gestão democrática nas escolas dentre os
quais continua a se reafirmar a figura autoritária e centralizadora do diretor e a
grande distorção de concepção que há entre os sujeitos que compõem a escola
sobre o desenvolvimento do trabalho coletivo, com base nos pressupostos
democráticos, muitas vezes compreendido como a aglomeração de pessoas para
referendar o que já está pronto ou para indicar representantes para tomarem as
decisões em nome do coletivo. Com este trabalho reflete-se sobre os espaços
participativos na gestão da escola, bem como a compreensão da função política da
escola e da necessidade da ação coletiva dos seus segmentos na busca de uma
educação de qualidade pautada nos princípios da democracia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |