Gestão escolar participativa: desafios e perspectivas
Visualizar/ Abrir
Data
2010-09-18Autor
Sales, Silvana de Sousa Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com tantas mudanças que acontecem no campo educacional, mas precisamente na área da
gestão, tornou-se necessário um maior aprofundamento sobre estas questões, no sentido de
compreender teoricamente como se constrói a gestão democrática. Por isso, esta pesquisa
entra na esfera da institucionalização da gestão democrática, assegurada como princípio
educacional na Constituição Federal de 1988, no intuito de ampliar a compreensão sobre os
elementos que estão envoltos nesse processo. Considerando esses pressupostos, esta
monografia tem como objetivos avaliar a importância do processo de gestão democrática
como processo político pedagógico; refletir sobre a postura ético-profissional do gestor e sua
relação com a gestão democrática e analisar os mecanismos deste modelo de gestão,
elucidando seus limites e contribuições para a construção da democracia escolar. Para isso,
utilizou-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, apoiando-se na visão
de diferentes estudiosos da área e ampliando as reflexões acerca do tema a partir de um novo
olhar investigativo. Ao longo do estudo, pode-se perceber que a gestão democrática encontrase
interligada à complexidade que envolve a vida social. Desse modo, conceitos e práticas
sociais como a democracia, a política e a gestão escolar devem ser entendidos como fatores
que compõem um conjunto mais amplo da problemática social e que, portanto, não podem ser
analisados separadamente do complexo contexto do cotidiano escolar e social. Nesse sentido é
importante observar a relação dialética entre os conceitos teóricos e as experiências do dia a
dia profissional da educação, vendo a teoria e a prática como aliados na busca da
transformação individual e social. A gestão democrática é um novo modelo de administrar a
escola, dando oportunidade para se refletir quem são os sujeitos que fazem parte de sua
construção, mediante o respeito e a tolerância na diversidade sócio-cultural, proporcionando
oportunidades iguais para todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: