Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorSaft, Daniela Mengue
dc.date.accessioned2019-06-19T15:53:55Z
dc.date.available2019-06-19T15:53:55Z
dc.date.issued2010-08-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17051
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIt seems to be an undeniable fact that Environmental Education is well known in schools, existing different ranges on the subject. However, currently, most schools have multifunctional rooms and environments, but they generallty have a small schoolyard, and almost cemented and unattractive. This proposal aimed to present, discuss and create alternatives that promote interdisciplinary interactions between environment, art, aesthetics and culture as tools to raise sensibility of Environmental Education, that could awake in the school environment a sense of belonging and responsibility towards the environment, contributing for environmental awareness through the reconstruction of the schoolyard. The study was conducted with students of 8th grade at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, Sapiranga/RS, precisely for its characterization: the lack of green and the excess of concrete floor over the schoolyard. The activities were conducted in eight stages: submission of the proposal to the teachers, execution of the initial questionnaire among students, collection of results, presentation of the proposal for the students in 8th grade, construction and implementation of interdisciplinary activities, reconstruction of the schoolyard, completion of questionnaire final survey and analysis of results. Everything was made between April and May 2010. The results of this proposal have been positive, since they fostered discussion, reflection and action on environmental issues. It was evident the participation of art in awareness of environmental issues, fleeing the fatalistic and threatening language so commonly addressed in this subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectArtepor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectArteng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titlePaisagismo no pátio escolar: a arte como instrumento de sensibilização à educação ambientalpor
dc.title.alternativeLandscaping on schoolyard: art as an instrument of sensibilization in environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoÉ inegável que a Educação Ambiental seja um assunto bastante conhecido nas escolas, havendo diferentes abrangências sobre o tema. No entanto, atualmente, a maioria das escolas dispõe de salas e ambientes multifuncionais, porém apresenta um pátio reduzido, praticamente todo cimentado e sem atrativos. Esta proposta teve o objetivo de apresentar, discutir e criar alternativas interdisciplinares que promovam interações entre meio ambiente, arte, estética e cultura como instrumentos de sensibilização para Educação Ambiental, despertando, no ambiente escolar, o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o meio, contribuindo para a consciência ambiental, através da reconstrução do pátio escolar. O trabalho foi realizado com alunos de 8ª série, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, Sapiranga/RS, pela sua caracterização: a falta de verde, o excesso de piso cimentado. As atividades foram desenvolvidas em oito etapas: apresentação da proposta aos professores, realização do questionário inicial entre os alunos, levantamento dos resultados, apresentação da proposta aos alunos das 8as séries, construção e aplicação das atividades interdisciplinares, reconstrução do pátio escolar, realização do questionário final e levantamento e análise dos resultados, entre os meses de abril e maio de 2010. Os resultados desta proposta fomentaram discussões, reflexões e ações sobre temas ambientais. Ficou evidente a participação da arte na sensibilização das questões ambientais, fugindo da linguagem fatalista e ameaçadora tão comumente abordada quando se trata de meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto