O discurso institucional do Facebook sobre o jornalismo
Resumo
O presente trabalho de pesquisa apresenta um estudo acerca da relação que a empresa Facebook estabelece com o jornalismo, sendo seu principal objetivo, identificar como a rede social compreende e como se relaciona com esse campo em seus discursos institucionais. Através de uma construção teórica são retomados alguns dos principais valores jornalísticos e seu ethos, além de recorrer a estudos que tratam de jornalismo e redes sociais, em especial o Facebook. Após são analisados os textos institucionais do Newsroom do Facebook, durante o período de janeiro de 2017 a setembro de 2018, com o propósito de encontrar publicações que tratem de jornalismo. Dessa maneira, são procurados termos que os textos institucionais usam para se referir ao jornalismo, além de valores jornalísticos contido nas publicações. Tal processo foi realizado inspirado na análise de conteúdo. Em vista disso, foram encontrados 28 formas que a empresa emprega para se referir ao jornalismo, além dos valores jornalísticos: interesse público, veracidade, credibilidade e confiabilidade nos textos selecionados do Newsroom. Assim, conclui-se que o Facebook assume uma postura de indecisão em relação ao jornalismo, pois ao mesmo tempo que se aproxima do campo, não deseja assumir suas responsabilidades, visto que, coloca o interesse do público à frente dos valores jornalísticos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: