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dc.contributor.advisorBorelli, Viviane
dc.creatorSantos, Ian Tambara dos
dc.date.accessioned2019-06-24T15:03:04Z
dc.date.available2019-06-24T15:03:04Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationDOS SANTOS, I. T. O foco em Neymar: uma análise de conteúdo sobre a relação entre a cobertura e a discussão esportiva. 2018. 120 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17082
dc.description.abstractThis paper presents a study that seeks to identify if there are, and if they exist, what are the connections between sports news in traditional media and discussions in social networks (and vice versa). This research tried to identify the relations between the sports news of Globoesporte.com site on the player Neymar Jr. during the participation of the Brazilian National Team in the 2018 World Cup with the discussions in the Facebook group "4-3-3 – Aqui o jogo é ofensivo" and vice versa. To that end, Bardin's methodological contribution (2016) was chosen to carry out a content analysis about the articles published by the site and the postings of the group participants. Categories and subcategories were defined with the to collect material and classifying the topics covered in the materials and postings. It was analyzed based on the theoretical reference of sports journalism, social networks, and idols creation The quantitative analysis detected the quantity and frequency of publications in journalistic coverage. On the other hand, the qualitative analysis gathered the materials categorized for a study of the relations between the two environments. After the analysis, the existence of these relationships was verified and some were identified. It was possible to identify, among these relations, the narrative built around the idol, both in Globoesporte.com, and in Group 4-3-3. Finally, it was diagnosed that there is no way to affirm the starting point of these relationships, because they are shuffled, interconnected and in constant exchange of information and conversations.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectNeymarpor
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectSoccereng
dc.titleO foco em Neymar: uma análise da relação entre a cobertura jornalística e a conversação esportivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo que busca identificar se existem e, caso existam, quais são as relações entre a cobertura jornalística esportiva na mídia tradicional e as discussões nas redes sociais (e vice-versa). Para este estudo, delimitou-se a pesquisa na identificação de relações entre a cobertura esportiva do site Globoesporte.com sobre o jogador Neymar Jr. durante a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 com as discussões no grupo do Facebook “4-3-3 – Aqui o jogo é ofensivo” e vice-versa. Para tal, optou-se pelo aporte metodológico de Bardin (2016) para realizar uma análise de conteúdo acerca das matérias publicadas pelo site e postagens dos participantes do grupo. Definiram-se categorias e subcategorias com o objetivo de organizar o material coletado e classificar as temáticas abordadas nas matérias e postagens. Depois de categorizado, o material foi analisado com base no referencial teórico relativo ao jornalismo esportivo, as redes sociais, o esporte e a criação de ídolos. Foi possível analisar quanti e qualitativamente. A análise quantitativa detectou a quantidade e frequência de publicações na cobertura jornalística. Já a análise qualitativa reuniu os materiais categorizados para um estudo das relações entre os dois ambientes. Após a análise, foi verificada a existência dessas relações e algumas foram identificadas. Foi possível identificar, entre essas relações, a narrativa construída em torno do ídolo, tanto no Globoesporte.com, quanto no Grupo 4-3-3. Por fim, diagnosticou-se que não há como afirmar qual o ponto de partida dessas relações, pois encontram-se embaralhadas, interligadas e em constante troca de informações e conversações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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