dc.contributor.advisor | Becker, Kalinca Leia | |
dc.creator | Brönstrup, Tatiéli Monique | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T13:30:28Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T13:30:28Z | |
dc.date.issued | 2016-07-05 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17111 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2016 | por |
dc.description.abstract | The main objective of this monograph is to contribute to the growing and recent studies about
Financial Education, which has been transversally insered in schools. The purpose is to develop the
contact between the childen and Financial Education. In this context, this study aims to analyze the
inclusion of Financial Education teaching in a private elementary school, located in the city of Santa
Maria - RS. Therefore, the method used in research was a case study and the application of
structured questionnaires to students, teachers and school directors. The results show that the
Financial Education is inserted transverselly, besides, most teachers have the knowledge about the
topic and half of them includes it in the classes they teach. The students present knowledge about
Financial Education, part of this knowledge also comes from the usage of eletronic devices too. They
consider this issue important and believe that the school is the right environment to learn about
Financial Education. They are aware of the importance of using it, but there are only few students who
aplly it correctly. Most parents encourage them to save money through the piggy bank, and those who
do not have it consider a piggy bank very important. Students who receive an allowance know how to
manage their money by dividing it between saving and spending. The Financial Education as an
transversally subject offers advantages to the students by showing them how important it is to have a
balanced financial life and that the savings from today can reflect in the achievement of something
desired in the future. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Case study | eng |
dc.title | Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS) | por |
dc.title.alternative | Financial education in schools: a case study of a private elementary school in the city of Santa Maria (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta como principal objetivo contribuir com a crescente e recente gama de
estudos acerca do tema da Educação Financeira inserida no âmbito escolar, de maneira transversal.
O propósito é desenvolver com as crianças o contato com o assunto desde o início de sua vida
escolar. Neste contexto, a pesquisa busca analisar a inserção do ensino da Educação Financeira em
uma escola privada do Ensino Fundamental, situada no município de Santa Maria – RS. Para tanto, a
forma de pesquisa utilizada consiste em um estudo de caso e a aplicação de questionários
estruturados aos estudantes, professores e diretores da escola em questão. Os resultados obtidos
demonstram que a disciplina está inserida de maneira transversal, sendo que a maioria dos
professores apresentam conhecimentos sobre o tema e a metade inclui o tema na disciplina que
ministra. Os alunos apresentam conhecimentos sobre Educação Financeira, em parte advindo do
trabalho na escola e também através de meios eletrônicos. Eles consideram o tema importante e
creem que o ambiente escolar é o mais adequado para englobar o assunto. Também apresentam
consciência da importância da Educação Financeira, porém são poucos que o praticam. A maioria
dos pais incentivam os filhos a poupar através do cofrinho, e mesmo aqueles alunos que não
praticam este hábito consideram o cofrinho muito importante. Os estudantes que auferem mesada
sabem administrá-la, dividindo entre poupar e gastar de maneira consciente. A Educação Financeira
como tema transversal acaba oferecendo vantagens para os alunos, mostrando a eles o quão
importante é ter uma vida financeira equilibrada e que o poupar de hoje refletirá na capacidade de
conquistar algo almejado no futuro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |