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dc.contributor.advisorBecker, Kalinca Léia
dc.creatorBrönstrup, Tatiéli Monique
dc.date.accessioned2019-06-25T13:30:28Z
dc.date.available2019-06-25T13:30:28Z
dc.date.issued2016-07-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17111
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2016por
dc.description.abstractThe main objective of this monograph is to contribute to the growing and recent studies about Financial Education, which has been transversally insered in schools. The purpose is to develop the contact between the childen and Financial Education. In this context, this study aims to analyze the inclusion of Financial Education teaching in a private elementary school, located in the city of Santa Maria - RS. Therefore, the method used in research was a case study and the application of structured questionnaires to students, teachers and school directors. The results show that the Financial Education is inserted transverselly, besides, most teachers have the knowledge about the topic and half of them includes it in the classes they teach. The students present knowledge about Financial Education, part of this knowledge also comes from the usage of eletronic devices too. They consider this issue important and believe that the school is the right environment to learn about Financial Education. They are aware of the importance of using it, but there are only few students who aplly it correctly. Most parents encourage them to save money through the piggy bank, and those who do not have it consider a piggy bank very important. Students who receive an allowance know how to manage their money by dividing it between saving and spending. The Financial Education as an transversally subject offers advantages to the students by showing them how important it is to have a balanced financial life and that the savings from today can reflect in the achievement of something desired in the future.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectCase studyeng
dc.titleEducação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS)por
dc.title.alternativeFinancial education in schools: a case study of a private elementary school in the city of Santa Maria (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta como principal objetivo contribuir com a crescente e recente gama de estudos acerca do tema da Educação Financeira inserida no âmbito escolar, de maneira transversal. O propósito é desenvolver com as crianças o contato com o assunto desde o início de sua vida escolar. Neste contexto, a pesquisa busca analisar a inserção do ensino da Educação Financeira em uma escola privada do Ensino Fundamental, situada no município de Santa Maria – RS. Para tanto, a forma de pesquisa utilizada consiste em um estudo de caso e a aplicação de questionários estruturados aos estudantes, professores e diretores da escola em questão. Os resultados obtidos demonstram que a disciplina está inserida de maneira transversal, sendo que a maioria dos professores apresentam conhecimentos sobre o tema e a metade inclui o tema na disciplina que ministra. Os alunos apresentam conhecimentos sobre Educação Financeira, em parte advindo do trabalho na escola e também através de meios eletrônicos. Eles consideram o tema importante e creem que o ambiente escolar é o mais adequado para englobar o assunto. Também apresentam consciência da importância da Educação Financeira, porém são poucos que o praticam. A maioria dos pais incentivam os filhos a poupar através do cofrinho, e mesmo aqueles alunos que não praticam este hábito consideram o cofrinho muito importante. Os estudantes que auferem mesada sabem administrá-la, dividindo entre poupar e gastar de maneira consciente. A Educação Financeira como tema transversal acaba oferecendo vantagens para os alunos, mostrando a eles o quão importante é ter uma vida financeira equilibrada e que o poupar de hoje refletirá na capacidade de conquistar algo almejado no futuro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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Acesso Aberto
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