dc.creator | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T15:02:24Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T15:02:24Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | OURIQUE, João Luis Pereira et al. Introdução aos estudos literários. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17120 | |
dc.description | Material Didático Cursos EaD NTE - Curso de Letras Espanhol e Literaturas | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Estudos literários | por |
dc.subject | Gêneros literários | por |
dc.title | Introdução aos estudos literários | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Os capítulos que compõem a disciplina de Introdução aos Estudos Literários se destinam a apresentar um panorama acerca dos principais conceitos e das abordagens necessários para sustentar leituras, análises e interpretações de textos literários. O material está dividido de acordo com o programa da disciplina, sendo que cada capítulo corresponderá a uma das cinco unidades previstas. As unidades estão divididas com o intuito de atender a quantidade de textos e de leituras indicadas, de acordo com a divisão em tópicos adotada para a disciplina. Serão oito tópicos nos quais o material será abordado, mais o último (nono) destinado à revisão e avaliação final. É importante salientar que o conteúdo desse livro-texto não se traduz em uma coletânea de conceitos generalizantes. Apesar dos conceitos mais relevantes serem tratados, busca, fundamentalmente, apresentar referências e teorias consistentes com a problemática que envolve a produção literária, na tentativa de ser algo mais do que uma mera ferramenta ilustrativa. Assim, a leitura visa provocar reflexões diversas e fomentar discussões que serão abordadas e evidenciadas ao longo das aulas preparadas para o ambiente da Educação a Distância. As preocupações que podem advir de um possível não entendimento acerca de determinados textos e referências não se contituirá em um impedimento ao curso. Antes o contrário: nessa proposta metodológica de trabalho as dúvidas serão trabalhadas e discutidas nos espaços destinados à disciplina. Para tanto, estão previstos fóruns de debates que levarão em conta não somente uma “resposta correta”, mas uma preocupação no sentido de estabelecer relações entre a teoria e o texto. Por fim, o livro-texto não é um material isolado das aulas. Um depende do outro. E nessa sistemática é que os alunos poderão enriquecer – em um ambiente colaborativo – sua própria formação, pois desse diálogo contínuo resultará uma possibilidade de leitura rica e dinâmica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |