Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Juliane Paprosqui Marchi da
dc.date.accessioned2019-06-25T17:34:45Z
dc.date.available2019-06-25T17:34:45Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSILVA, Juliane Paprosqui Marchi da et al. Psicologia da aprendizagem. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17129
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.titlePsicologia da aprendizagempor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoAo final da disciplina de Psicologia da Aprendizagem espera-se que o aluno possa compreender os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o desenvolvimento e a aprendizagem continuada. A disciplina que agora se apresenta é um ponto de vista da autora do presente material didático, sendo que é um recorte subjetivo, pessoal com base nas teorias que serão apresentadas no decorrer das unidades. Para tanto, está organizado em quatro unidades perfazendo uma carga horária total de 60hs divididas entre teóricas e práticas, ao final de cada unidade são propostas atividades que auxiliarão na prática. Na primeira unidade serão abordados os fundamentos epistemológicos da aprendizagem nas concepções apriorista, empirista e interacionista, fazendo um resgate histórico destas teorias e os impactos das mesmas no campo educacional. Na segunda unidade nos debruçaremos nos estudos da aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas desde o behaviorismo, passando pela epistemologia genética de Jean Piaget até chegarmos a teoria da complexidade de Edgar Morin. Na terceira unidade o sujeito psíquico e o aprender serão abordados desde a fonte somática de aprendizagem, o desejo de conhecer, chegando até o importante papel que tem a ludicidade nos processos de aprendizagem. Na quarta e última unidade, estudaremos os tópicos contemporâneos da psicologia da aprendizagem, o papel da utilização das tecnologias em sala de aula, a educação continuada como dimensão do desenvolvimento pessoal bem como a aprendizagem no contexto da educação de jovens e adultos e temáticas que dizem respeito ao fracasso escolar nas abordagens atuais. O material busca localizar, no campo científico vasto da psicologia da aprendizagem, as unidades mencionadas acima a fim de auxiliar você, futuro professor, em sua prática pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto