Uma análise do perfil do consumidor e dos fatores que influenciam a decisão de compra de automóveis particulares de passeio no município de Santa Maria - RS
Resumen
Com a grande expansão da frota de veículos, especialmente a categoria específica de automóveis no
município de Santa Maria, buscou-se traçar o perfil do consumidor, bem como os fatores que o
influenciam no momento da aquisição do automóvel particular de passeio. Para tanto, a pesquisa
utilizou-se de métodos indutivo e estatístico, através de uma pesquisa qualiquantitativa, na qual foram
coletados dados primários por meio de aplicação de questionários com o número mínimo da amostra
obtida sobre a população do município em análise. Os resultados obtidos demonstram que referente
ao total da amostra (384 entrevistados), destaca-se o grupo de 280 pessoas (73%) no qual prevalece
o sexo masculino e a faixa etária entre 26 a 33 anos. Deste perfil, 81% possuem apenas um automóvel
e o restante, 19%, possuem mais que um, sendo que, quanto maior a renda do entrevistado, maior a
quantidade deste bem. O modelo é o principal elemento de escolha na hora da aquisição, juntamente
com a modalidade de pagamento à vista. Esse grupo realiza pesquisa em meios de comunicação para
analisar qual automóvel melhor lhe satisfaz e não julga observar o cenário do atual trânsito do
município, mesmo que o utilize diariamente. O grupo de fatores pessoais foi o que mais influenciou o
consumidor na tomada de decisão de compra do automóvel, principalmente porque engloba o fator da
circunstância econômica, ou seja, o indivíduo faz uma compra racional, alocando sua renda disponível,
e assim, escolhendo o automóvel que melhor se enquadra com a sua atual condição financeira, logo
evitando o endividamento.
Colecciones
- TCC Ciências Econômicas [123]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: