A formação docente continuada para datas comemorativas
Resumo
O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do
Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa
Maria visa através da formulação de novas metodologias de ensino de História, repensar as
abordagens, apropriações e utilizações das efemérides farroupilhas no espaço escolar.
Apresenta como objetivo geral, possibilitar a formação de professores para a produção e
apresentação de novas abordagens para Ensino de História do Rio Grande do Sul, tendo por
base a compreensão e estudo das efemérides farroupilhas. Objetiva compreender os
significados e usos das efemérides no espaço escolar, buscando perceber como os professores
entendem a abordagem com relação à figura do gaúcho e as celebrações das efemérides
farroupilhas, assim como constatar quais mecanismos e metodologias são utilizados por estes
ao trabalharem tais temas. O contexto de implementação e investigação deste trabalho se deu
na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro e Colégio Estadual
Tancredo Neves (ambas localizadas no município de Santa Maria). Para maior abrangência de
reflexão e percepções, as práticas desenvolvidas se organizaram da seguinte forma:
inicialmente contemplando professores dos três turnos das escolas e as demais atividades
envolveram os professores do turno da manhã (Escola Estadual de Ensino Médio Professora
Naura Teixeira Pinheiro) e turno da noite/EJA (Colégio Estadual Tancredo Neves). Dessa
maneira, este trabalho apresenta, fundamentalmente, discussões em torno do Ensino de
História, formação de professores, buscando através dos relatos de experiência de formação
de professores, possibilitar a construção de uma nova abordagem para pensar a História do
Rio Grande do Sul e especialmente a efeméride farroupilha: Dia do Gaúcho.
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