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dc.contributor.advisorDani, Lúcia Salete Celich
dc.creatorFarias, Cristina Helena Bento
dc.date.accessioned2016-06-15T12:47:41Z
dc.date.available2016-06-15T12:47:41Z
dc.date.issued2007-12
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1718
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis research monograph casts a critical eye and reflection about interpersonal relations in the school. Its goal investigate what kind of relationships and how they influence the process of teaching and learning. It is founded on the research of Piaget (1992), on the process of socialization and referenda two types of social relationships: the relationship of coercion and relations of cooperation. We stress the ideas of Maturana (2002), as no action without a human emotion that sets as possible and become as act. Vinyamata (2005) states that education has an important role to play in resolving conflicts. According to the author, it is through education that could be developed tools for that conflicts are resolved in a nonviolent. The study was conducted in two schools of Santa Maria. The data collected were understood and interpreted within a qualitative approach and methodology of the methodological tools used were semi-structured interviews. It is intended to contribute to this study that the main agents education (teachers / students) interest in the wake improve interpersonal relations in space school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectConflitospor
dc.titleAs relações interpessoais na escolapor
dc.title.alternativeInterpersonal relations at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa monográfica lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem. É fundamentada nas pesquisas de Piaget (1992), sobre o processo de socialização e referenda dois tipos de relações sociais: as relações de coação e as relações de cooperação. Salientamos as idéias de Maturana (2002), pois não há ação humana sem uma emoção que a estabeleça como tal e a torne possível como ato. Vinyamata (2005) afirma que a educação tem um importante papel a desempenhar na resolução de conflitos. Segundo o autor, é através da educação que poderão ser desenvolvidas ferramentas para que os conflitos sejam solucionados de forma não-violenta. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Santa Maria. Os dados coletados foram compreendidos e interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas. Pretende-se com este estudo contribuir para que os principais agentes educativos (professores/alunos) despertem o interesse em melhorar as relações interpessoais no espaço escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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