A modernidade organizacional em uma instituição pública federal de saúde e de ensino
Abstract
As mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo nas últimas
décadas, resultantes da evolução do conhecimento, da aceleração das inovações
tecnológicas, da globalização da economia, entre outras, impõe as pessoas e as
organizações, adaptações e respostas rápidas para fazer frente aos atuais e futuros
desafios. A questão da modernidade surge nas organizações, como forma de
preparação (por meio da adoção de estruturas, estratégias, políticas e práticas de
gestão) para enfrentar o novo cenário. Este estudo se propôs investigar por meio de
uma pesquisa de campo, envolvendo a aplicação de 48 questionários, a percepção
das chefias de serviço, a cerca dos indicadores de modernidade administrativa e das
práticas de gestão de pessoas, da organização em que atuam. Quanto aos
resultados, encontrou-se um baixo grau de modernidade para o conjunto dos
indicadores avaliados, indicando que as chefias não estão plenamente satisfeitas.
Dos indicadores menos satisfatórios, destacam-se os relacionados à avaliação de
desempenho e ao sistema de remuneração. Entre os mais satisfatórios, estão às
políticas e práticas de recursos voltadas a capacitação e ao desenvolvimento das
pessoas, bem como aquelas que estimulam o autodesenvolvimento e a
aprendizagem contínua.