dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Zottele, Maria Helena Bottari | |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T15:07:02Z | |
dc.date.available | 2019-07-03T15:07:02Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17277 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is to critically analyze the conditions in which the democratization of the
public school political pedagogic project occurs. This analysis was carried out using a
qualitative theoretic-empiric method in a state public school from Cachoeira do Sul, RS,
Brazil. The conclusion was that the public school still has a long way to go in terms of
democratic participation and management. This is due to the neoliberal influences that
dictate the norms that regulate the public policies. Such norms, with innovative ideas for the
administrative and pedagogic organization, decentralize tasks, but centralize decisions,
which eventually interfere with the practice of a full democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Gestão democrática: a construção do projeto político pedagógico na escola pública | por |
dc.title.alternative | Democratic management: the construction of political pedagogical project in public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo é analisar criticamente a condição em que se dá a democratização da gestão no
processo de elaboração do projeto político pedagógico na escola pública. Esta análise foi
feita através de pesquisa qualitativa de caráter teórico-empírico tendo como campo de
pesquisa uma escola da rede estadual do município de Cachoeira do Sul. Conclui-se que a
escola pública ainda tem um grande caminho a percorrer em termos de participação e
gestão democrática. Isso ocorre devido às influências neoliberais, que ditam as normas das
políticas públicas. Estas normas, através de discursos inovadores para a organização
administrativo-pedagógica, descentralizam tarefas, mas centralizam decisões e isso acaba
por interferir no exercício de uma democracia plena. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |