Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorZottele, Maria Helena Bottari
dc.date.accessioned2019-07-03T15:07:02Z
dc.date.available2019-07-03T15:07:02Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17277
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to critically analyze the conditions in which the democratization of the public school political pedagogic project occurs. This analysis was carried out using a qualitative theoretic-empiric method in a state public school from Cachoeira do Sul, RS, Brazil. The conclusion was that the public school still has a long way to go in terms of democratic participation and management. This is due to the neoliberal influences that dictate the norms that regulate the public policies. Such norms, with innovative ideas for the administrative and pedagogic organization, decentralize tasks, but centralize decisions, which eventually interfere with the practice of a full democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleGestão democrática: a construção do projeto político pedagógico na escola públicapor
dc.title.alternativeDemocratic management: the construction of political pedagogical project in public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo é analisar criticamente a condição em que se dá a democratização da gestão no processo de elaboração do projeto político pedagógico na escola pública. Esta análise foi feita através de pesquisa qualitativa de caráter teórico-empírico tendo como campo de pesquisa uma escola da rede estadual do município de Cachoeira do Sul. Conclui-se que a escola pública ainda tem um grande caminho a percorrer em termos de participação e gestão democrática. Isso ocorre devido às influências neoliberais, que ditam as normas das políticas públicas. Estas normas, através de discursos inovadores para a organização administrativo-pedagógica, descentralizam tarefas, mas centralizam decisões e isso acaba por interferir no exercício de uma democracia plena.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto