dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Santos, Irene Terezinha de Castro | |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T11:49:35Z | |
dc.date.available | 2019-07-04T11:49:35Z | |
dc.date.issued | 2010-12-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17288 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD , RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Professor/aluno | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Inclusão: o amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com deficiências | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Pretende-se com este artigo monográfico discutir o processo de inclusão através do
tema Inclusão: O amor e a emoção na arte de ensinar e de aprender com crianças
com deficiências, a partir da perspectiva afetiva, em um processo dialético entre
professor e alunos, buscando subsídios para flexibilizar os tempos e os espaços dos
espaços da escola regular oportunizando a inclusão, não se restringindo apenas à
visão multifacetada da deficiência, mas almejando demonstrar a necessidade de
discutira respeito das diferenças entendidas como a singularidade de cada um,
acreditando na potencialidade humana e criadora empregando a afetividade, o amor
e a emoção como elementos indispensáveis à inclusão e à aprendizagem. Contribuir
para a criação de novas ideias, conhecimento e práticas relacionadas às
inquietações do cotidiano escolar. A afetividade se constitui num fator importante no
relacionamento professor/aluno, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento
da inteligência e, por consequência, da aprendizagem. Portanto, conclui-se que a
afetividade é um fator de inclusão escolar, sendo que o domínio afetivo é
contagiante, pois se manifesta de forma visível, externamente nas expressões
faciais e nos gestos, desenvolvendo a comunicação, promove a escuta e o
entusiasmo, motiva, eleva o interesse e a confiança, conquista o outro, permite a
criatividade, flexibilidade, eleva os sentimentos positivos, fortalece o amor,
transforma a arte do aprender e do ensinar, proporcionando uma aprendizagem
significativa e inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |