dc.contributor.advisor | Lisbôa Filho, Flavi Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Steffen, Lauren Santos | |
dc.creator | Almeida, Iasmin | |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T15:49:42Z | |
dc.date.available | 2019-07-04T15:49:42Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, I. Só vai: um documentário sobre representações da cultura do skate - de um passado contracultural a um presente olímpico. 2018. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17313 | |
dc.description.abstract | This experimental project aims to produce a documentary on the sociocultural transformations of skate from its countercultural origins to its sportivization in contemporary times. It is therefore proposed to discuss the impact of the sociocultural process of skateboarding, which, still marginalized and stigmatized, has been taking on a global scale. For the theoretical basis of this work, we present the concepts of identity and representation, culture and counterculture from the field of Cultural Studies. In the second theoretical chapter of the project, we worked on skateboarding, addressing its emergence in society, questions about stigmatization of its social actors and, later, its indication as a sport modality for the 2020 Olympics. In the third chapter, we discuss the methodology of cultural analysis from the social formations that encompass the skate culture, ending with the description of the characteristics of the documentary film genre. Finally, in the fourth chapter, we present the characters that compose the documentary and the technical aspects to the realization of its production. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Skate | por |
dc.subject | Olimpíadas 2020 | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Cultural studies | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Skateboard | eng |
dc.subject | Olympics 2020 | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.title | Só vai: um documentário sobre representações da cultura do skate - de um passado contracultural a um presente olímpico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este projeto experimental tem como objetivo produzir um documentário sobre as transformações socioculturais do skate desde suas origens contraculturais à sua esportivização na contemporaneidade. Propõe-se, assim, discutir sobre o impacto do processo sociocultural do skate que, ainda marginalizado e estigmatizado, vem tomando proporções em escala global. Para fundamentação teórica deste trabalho, apresentamos os conceitos de identidade e representação, cultura e contracultura a partir do campo dos Estudos Culturais. No segundo capítulo teórico do projeto, trabalhamos com a temática do skate, abordando seu surgimento na sociedade, questões sobre estigmatização de seus atores sociais e, posteriormente, a sua indicação como modalidade esportiva para as Olimpíadas 2020. No terceiro capítulo, problematizamos a metodologia da análise cultural a partir das formações sociais que englobam a cultura do skate, finalizando com a descrição das características do gênero fílmico documentário. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos os personagens que compõem o documentário e os aspectos técnicos para a realização de sua produção. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |