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dc.contributor.advisorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorSantana, Sueli Lima
dc.date.accessioned2019-07-05T12:22:11Z
dc.date.available2019-07-05T12:22:11Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17324
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article emphasizes the importance of the study on curricular issues in educating the deaf person. From a socio-cultural approach, deepens the relevance of the teacher assumes significant in the educational process of deaf students. With the paradigm shift, the role of the teacher assumes considerable relevance, because if it requires a new approach that could overcome the conservative paradigm and goes beyond the traditional view of education. Aims to encourage reflection on the teaching and learning perspective flexible curriculum that meets and respects differences, diversity, and include socio-cultural history and the individual. The article is the result of literature research and teaching experience in a class of EJA, 1st segment with deaf students at the State School audiocomunication, in Boa Vista / RR. It has also meant to provoke thought about the topic and encourage the reader to further studies on the same.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleA inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Boa Vista, RR, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo educacional do aluno surdo. Com a mudança de paradigma, o papel do professor assume relevância significativa, pois dele se exige uma nova postura, que leve à superação do paradigma conservador e ultrapasse a visão tradicional de ensino. Objetiva favorecer reflexões sobre o processo ensino e aprendizagem numa perspectiva curricular flexível que atenda e respeite as diferenças, a diversidade, além de contemplar aspectos sócio-históricos e culturais do indivíduo. O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e experiência docente numa turma de EJA, 1º segmento com alunos surdos na Escola Estadual de Audiocomunicação, no município de Boa Vista/RR. Tem também a finalidade de provocar reflexões sobre o tema em questão e incentivar o leitor a aprofundar estudos sobre o mesmo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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