dc.contributor.advisor | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Santana, Sueli Lima | |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T12:22:11Z | |
dc.date.available | 2019-07-05T12:22:11Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17324 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article emphasizes the importance of the study on curricular issues in educating
the deaf person. From a socio-cultural approach, deepens the relevance of the
teacher assumes significant in the educational process of deaf students. With the
paradigm shift, the role of the teacher assumes considerable relevance, because if it
requires a new approach that could overcome the conservative paradigm and goes
beyond the traditional view of education. Aims to encourage reflection on the
teaching and learning perspective flexible curriculum that meets and respects
differences, diversity, and include socio-cultural history and the individual. The article
is the result of literature research and teaching experience in a class of EJA, 1st
segment with deaf students at the State School audiocomunication, in Boa Vista /
RR. It has also meant to provoke thought about the topic and encourage the reader
to further studies on the same. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Boa Vista, RR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na
educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a
relevância significativa que o professor assume no processo educacional do aluno
surdo. Com a mudança de paradigma, o papel do professor assume relevância
significativa, pois dele se exige uma nova postura, que leve à superação do
paradigma conservador e ultrapasse a visão tradicional de ensino. Objetiva
favorecer reflexões sobre o processo ensino e aprendizagem numa perspectiva
curricular flexível que atenda e respeite as diferenças, a diversidade, além de
contemplar aspectos sócio-históricos e culturais do indivíduo. O artigo é resultado de
pesquisa bibliográfica e experiência docente numa turma de EJA, 1º segmento com
alunos surdos na Escola Estadual de Audiocomunicação, no município de Boa
Vista/RR. Tem também a finalidade de provocar reflexões sobre o tema em questão
e incentivar o leitor a aprofundar estudos sobre o mesmo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |