Informática na educação: um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais na rede de ensino de Engenho Velho - RS
Abstract
Este trabalho versa sobre a utilização das TICs, mais precisamente do computador e da internet, no processo de ensino e de aprendizagem. Com o avanço das tecnologias torna-se interessante o seu uso como recurso didático na educação. Nesse cenário a figura do professor aparece como agente desse processo, necessitando estar aberto a mudanças e as inovações. Para realizar este trabalho, recorreu-se à pesquisa quanti-qualitativa e a bibliográfica, que se consolidou em um Estudo de Caso em duas escolas da rede de ensino do município de Engenho Velho/RS, onde se observou a utilização desses recursos nas aulas ministradas no laboratório de informática. Foram utilizados como instrumentos: entrevistas, questionários, análise documental e observação. A investigação se preocupou com a contribuição qualitativa que o computador e a internet podem oferecer aos alunos e a utilização destes recursos no processo educativo. A fundamentação teórica abordou a informática na educação, sua articulação com o processo de ensino e de aprendizagem. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória nas escolas do município para verificar a existência desses recursos. Ficou evidenciado que os professores reconhecem a utilidade pedagógica do computador e da internet, entretanto esbarram em limitações como: falta de domínio do computador, dificuldade de desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, falta de tempo disponível para fazer frente às novas exigências e a carência de recursos técnicos para a exploração, em sala, dos benefícios dos computadores.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]