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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorSouza, Maria Esther Gomes de
dc.date.accessioned2019-07-08T14:11:50Z
dc.date.available2019-07-08T14:11:50Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17344
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.descriptionTrabalho antigo publicado com banca incompleta.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectIdade adultapor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleAdolescência, idade adulta e deficiência: discussões acerca de concepções e práticas pedagógicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou identificar as concepções que embasam as práticas pedagógicas desenvolvidas com o grupo de adolescentes e adultos na APAE de Lavras do Sul/RS. Suscitou-se o interesse em pesquisar o grupo de adolescentes e adultos da instituição por estarmos vivendo em épocas de inclusão de alunos com deficiência na escola regular, havendo uma desarticulação dos espaços especializados e a não definição do espaço indicado para a clientela que não se apresenta mais em idade escolar. Também há uma inquietação quanto às práticas pedagógicas a serem desenvolvidas com adolescentes e adultos com deficiência, quanto ao planejamento de um currículo que venha de encontro das necessidades desses indivíduos para que possam evoluir e atuar como cidadãos.A APAE de Lavras do Sul/RS, lócus do estudo, foi instalada em 2002, sendo originada do Centro de Apoio da criança Portadora de Deficiência. A instituição conta no quadro fixo de funcionários com uma educadora especial, duas psicopedagogas, uma professora de música e uma fisioterapeuta. O grupo de adolescentes e adultos é heterogêneo, composto de oito alunos, quatro rapazes e quatro moças, com idades que variam de treze a quarenta anos. Os dados analisados no estudo foram coletados a partir de observações realizadas direta e indiretamente de agosto a dezembro de 2009 e realizadas entrevistas com três psicopedagogas que atuam com o grupo, duas no projeto de Estimulação e Reeducação e uma no Projeto de Informática. Com a conclusão do trabalho, pode-se perceber que as concepções dos profissionais que atuam na instituição estão relacionadas à concepção de ser humano: cada um deve ser respeitado como é, e valorizado dentro das suas possibilidades. Assim, o trabalho pedagógico da instituição deverá sofrer modificações para 2010, sendo inserido nos planejamentos temas como namoro e sexualidade, por exemplo. A alfabetização deverá perder o lugar de destaque como objetivo do trabalho pedagógico e o trabalho que utiliza o computador como recurso pedagógico deverá ser ampliado, uma vez que apresentou índices extremamente satisfatórios na formação de sujeitos capazes de autonomamente se desenvolverem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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