dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Souza, Maria Esther Gomes de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T14:11:50Z | |
dc.date.available | 2019-07-08T14:11:50Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17344 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description | Trabalho antigo publicado com banca incompleta. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Idade adulta | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Adolescência, idade adulta e deficiência: discussões acerca de concepções e práticas pedagógicas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou identificar as concepções que embasam as práticas
pedagógicas desenvolvidas com o grupo de adolescentes e adultos na APAE de
Lavras do Sul/RS. Suscitou-se o interesse em pesquisar o grupo de adolescentes e
adultos da instituição por estarmos vivendo em épocas de inclusão de alunos com
deficiência na escola regular, havendo uma desarticulação dos espaços
especializados e a não definição do espaço indicado para a clientela que não se
apresenta mais em idade escolar. Também há uma inquietação quanto às práticas
pedagógicas a serem desenvolvidas com adolescentes e adultos com deficiência,
quanto ao planejamento de um currículo que venha de encontro das necessidades
desses indivíduos para que possam evoluir e atuar como cidadãos.A APAE de Lavras
do Sul/RS, lócus do estudo, foi instalada em 2002, sendo originada do Centro de
Apoio da criança Portadora de Deficiência. A instituição conta no quadro fixo de
funcionários com uma educadora especial, duas psicopedagogas, uma professora de
música e uma fisioterapeuta. O grupo de adolescentes e adultos é heterogêneo,
composto de oito alunos, quatro rapazes e quatro moças, com idades que variam de
treze a quarenta anos. Os dados analisados no estudo foram coletados a partir de
observações realizadas direta e indiretamente de agosto a dezembro de 2009 e
realizadas entrevistas com três psicopedagogas que atuam com o grupo, duas no
projeto de Estimulação e Reeducação e uma no Projeto de Informática. Com a
conclusão do trabalho, pode-se perceber que as concepções dos profissionais que
atuam na instituição estão relacionadas à concepção de ser humano: cada um deve
ser respeitado como é, e valorizado dentro das suas possibilidades. Assim, o trabalho
pedagógico da instituição deverá sofrer modificações para 2010, sendo inserido nos
planejamentos temas como namoro e sexualidade, por exemplo. A alfabetização
deverá perder o lugar de destaque como objetivo do trabalho pedagógico e o trabalho
que utiliza o computador como recurso pedagógico deverá ser ampliado, uma vez que
apresentou índices extremamente satisfatórios na formação de sujeitos capazes de
autonomamente se desenvolverem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |