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dc.contributor.advisorPeneireiro, João Batista
dc.creatorZimmermann, Angelita
dc.date.accessioned2019-07-09T11:53:55Z
dc.date.available2019-07-09T11:53:55Z
dc.date.issued2010-06-29
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17355
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis is a pedagogical proposal for the teaching and learning of principles and patterns of geometrical concepts especially for those students who study in schools that work at ‘CASE’ (Center of Social and Educative Assistance, in Portuguese) of Rio Grande do Sul state. The cooperative activities are organized in modules that will be able to be developed in classes of 40 minutes, structured in beginning, middle part, and end. This dynamics was chosen because it aims to develop the psychological functions of a person, independently of the following and the continuity of his educational process, because the peculiarities of these schools, among others, the fact that the students have their applications and are able to stop studying at any time, according to their social and educational activities. The research is qualitative and is founded on Vygotsky’s socio-historical theory: the organization of the modules came from the verification of the student’s real level, in a prospective view, that is, beyond the current movement, so that the learning process moved on and discussed what was ‘as a seed’ in its cognitive trajectory. This process was not direct but guided by systems of symbols and, the most principal one is the language. It is concluded that the language is the most basic factor in making internal and in the production of meanings by the students. Thus, the school, in its activity, must promote the appropriation of the scientific knowledge by the students through a dialectic unity in which the teaching and the learning are guided by an activity of thinking. It is noticed that the formation of new mental structures are not a product of mere biological and individual maturing but one that depends on the process of appropriation and on the intellectual and material activity which happens in the collectivity and is built historically and directed by goals to be achieved. The paper is divided into four chapters: the theoretical fundament, the description of the research field, the presentation of the pedagogical proposal, the report of practices, and the final considerations and the researcher’s conclusions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCASE (Centro de Atendimento Socioeducativo)por
dc.subjectGeometria em módulospor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectGeometry in moduleseng
dc.subjectLanguageseng
dc.titleEnsino e aprendizagem de geometria em módulos: uma proposta pedagógica para escolas do CASEpor
dc.title.alternativeTeaching and learning of geometry in modules: a methodological proposal for schools of ‘CASE’eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEsta é uma proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem de princípios e padrões de conceitos geométricos, especialmente para alunos que estudam em escolas que funcionam junto aos CASEs (Centro de Atendimento Sócio-Educativo) do Rio Grande do Sul. As atividades cooperativas estão organizadas em módulos que poderão ser desenvolvidas em aulas de 40 minutos, estruturadas com início, meio e fim. Optou-se por essa dinâmica que objetiva desenvolver as funções psicológicas do indivíduo, independente do seguimento e continuidade do seu processo educativo, pelas peculiaridades destas escolas, entre outras, o fato de os alunos terem matrícula e desligamento a qualquer tempo, de acordo com suas medidas sócio-educativas. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada na Teoria Sócio-histórica de Vygotsky: a organização dos módulos partiu da verificação do nível real de desenvolvimento do aluno, com um olhar prospectivo, isto é, para além do momento atual, para que o aprendizado movimentasse e suscitasse aquilo que estava “em semente” em sua trajetória cognitiva. Esse processo não se deu de forma direta, foi mediado por sistemas de símbolos, sendo o principal destes, a linguagem. Conclui-se que a linguagem é fator básico na internalização e produção de significados pelos alunos. Neste sentido, a escola, em sua atividade, deve promover a apropriação do conhecimento científico pelos alunos perpassando uma unidade dialética na qual o ensino e a aprendizagem são mediados pela atividade de pensamento. Percebe-se a formação de novas estruturas mentais não como produto de mero amadurecimento biológico e individual, mas que depende do processo de apropriação, pelos alunos, da atividade material e intelectual, a qual se dá na coletividade, construída historicamente e dirigida por objetivos a serem alcançados. O trabalho está dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica; a descrição do campo de pesquisa; a apresentação da proposta pedagógica; o relato das práticas; além das considerações finais e as conclusões da pesquisadora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

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