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dc.contributor.advisorSilveira, Vicente Celestino Pires
dc.creatorZarnott, Alisson Vicente
dc.date.accessioned2019-07-09T13:32:34Z
dc.date.available2019-07-09T13:32:34Z
dc.date.issued2011-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17358
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the process of social participation in the Program of ATES. The survey was conducted from the guidelines set out in ATES Operational Manual, the experiences of other processes of social participation and consultation to members of the State Council of ATES and the researcher's experiences as a member of the Project Organisers ATES. The social participation was an important flag in the process of democratization in Brazil. Public policy for agriculture Municipal Councils for Rural Development had stimulated its creation to be a requirement for access to Pronaf. Following this perspective ATES program also advocates the importance of social participation in the conduct of the Program. As a result of this study indicates that, albeit slowly and with difficulties, is an ongoing process of real empowerment and social participation in the Program of ATES.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssessoria técnicapor
dc.subjectParticipação socialpor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectTechnical assistanceeng
dc.subjectSocial participationeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.titleParticipação social e empoderamento no Programa de ATES no RSpor
dc.title.alternativeSocial empowerment and participation in the Program of ATES in RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgricultura Familiar Camponesa e Educação do Campopor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar o processo de participação social no Programa de ATES. A pesquisa foi conduzida a partir das orientações constantes no Manual Operacional de ATES, das experiências de outros processos de participação social e da consulta a membros do Conselho Estadual de ATES e das vivências do pesquisador enquanto membro do Projeto Articuladores de ATES. A participação social foi uma bandeira importante durante o processo de redemocratização no Brasil. Nas políticas públicas para agricultura os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural tiveram sua criação estimulada por ser uma exigência para acesso ao Pronaf. Seguindo nessa perspectiva o programa de ATES também advoga importância da participação social na condução do Programa. Como resultado o presente estudo indica que, ainda que devagar e com percalços, está em curso um real processo de participação social e empoderamento no Programa de ATES.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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