A educação musical em escolas municipais de Camobi - Santa Maria/RS: um estudo com diretores
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Data
2009-01-16Autor
Furquim, Alexandra Silva dos Santos
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A presente monografia está vinculada a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e ao grupo de pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Com essa pesquisa objetivou-se conhecer as concepções de diretores sobre a Educação Musical e as ações que visam a implementar a Educação Musical nos anos iniciais de escolarização em escolas municipais do bairro Camobi, de Santa Maria (RS). Especificamente, buscou-se (a) conhecer as concepções de gestão que norteiam a prática dos diretores das escolas em estudo, (b) conhecer as concepções dos diretores sobre a Educação Musical nos anos iniciais de escolarização, (c) compreender como a Educação Musical é contemplada na organização escolar e (d) conhecer as ações mobilizadas para a inserção e/ou ampliação da Educação Musical nos anos iniciais de escolarização. O estudo possuiu uma abordagem qualitativa, caracterizado como uma pesquisa comutilização de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com cinco diretores de escolas municipais localizadas no bairro Camobi, de Santa Maria (RS). Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. No estudo, verificou-se que os diretores desenvolvem sua prática gestora na perspectiva de gestão democrática e acreditam na importância e validade das práticas musicais na escola. No entanto, atribuem à música na escola várias funções que acabam por gerar um distanciamento do reconhecimento da área como um saber que possui conteúdos e objetivos específicos. Esse fato, somado a pouca formação musical do professor dos anos iniciais de escolarização e a inexistência de professor especialista em Música na escola, contribui para que a Educação Musical não esteja presente no PPP das escolas pesquisadas e, conseqüentemente, no currículo e nas práticas escolares de tais profissionais, assim como limita as ações mobilizadas, na maioria dos casos, para a inserção no contexto escolar desta área do saber.
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- Gestão Educacional [294]