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dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorWernz, Alessandra Fernandes
dc.date.accessioned2019-07-09T14:45:22Z
dc.date.available2019-07-09T14:45:22Z
dc.date.issued2010-04-01
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17361
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe environmental education is a topic of great relevance in contemporary society due the countless day disasters that are presented by the media. Speaking in terms of environmental education means rethinking the relationships of man with himself, with others and the natural environment. In that case, formal education in educational institutions held in private and public is put before another issue of great importance. Therefore, to work the environmental education in schools is a challenge for the educators. In order to identify the presence of environmental education, its concept and its strengths and weaknesses in teaching in private schools from Santa Maria - RS, south of Brazil, a field research involving teachers working in elementary education series is reported. In this work, a questionnaire aiming to do a diagnostic as the environmental education has been worked with children was performed. Questions about the understanding level, the type of development of activities, such activities are prepared are some questions that indicate that environmental education needs to be understood, thought and rethought by educators, so it can be capable of causing the transformations necessary to change present reality of socioenvironmental crisis. Although present in the classroom, the environmental education still is developed discontinuous, fragmented and not characterizing effectively as a crosscutting theme, as the official Brazilian documents suggest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectDesafiospor
dc.titlePrática docente em escolas particulares de Santa Maria: realidades e desafios da educação ambientalpor
dc.title.alternativeTeaching practice of some private schools teachers of Santa Maria: realities and challenges involving environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA educação ambiental tornou-se tema de grande relevância na sociedade contemporânea diante das incontáveis catástrofes que cotidianamente são apresentadas pelos meios de comunicação. Falar em educação ambiental significa repensar as relações do homem, consigo, com os outros e com o meio natural. Nesse processo, a educação formal realizada nas instituições de ensino público e particular é colocada diante de mais um tema de grande importância, por isso, trabalhar com educação ambiental nas escolas constitui um desafio para os educadores. A fim de se identificar a presença da educação ambiental, sua conceituação e seus aspectos positivos e negativos na prática docente em escolas particulares de Santa Maria – RS, uma pesquisa de campo envolvendo professores que atuam nas series iniciais do ensino fundamental foi realizada. Esta consistiu n aplicação de um questionário visando diagnosticar como o trabalho em educação ambiental tem sido desenvolvido. Questionamentos sobre o grau de entendimento, o tipo de atividades desenvoldidas, como as atividades são preparadas são algumas questões que indicam que a Educação ambiental precisa ser compreendida, pensada e repensada pelos educadores, para que possa ir além da conscientização e seja capaz de provocar as transformações necessárias para a modificação da atual realidade, de crise socioambiental. Embora esteja presente em sala de aula, a Educação ambiental ainda é desenvolvida de forma descontinua e fragmentada, não caracterizando, efetivamente como um tema transversal, como sugerem os documentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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