dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Wernz, Alessandra Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2019-07-09T14:45:22Z | |
dc.date.available | 2019-07-09T14:45:22Z | |
dc.date.issued | 2010-04-01 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17361 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The environmental education is a topic of great relevance in contemporary society
due the countless day disasters that are presented by the media. Speaking in terms
of environmental education means rethinking the relationships of man with himself,
with others and the natural environment. In that case, formal education in educational
institutions held in private and public is put before another issue of great importance.
Therefore, to work the environmental education in schools is a challenge for the
educators. In order to identify the presence of environmental education, its concept
and its strengths and weaknesses in teaching in private schools from Santa Maria -
RS, south of Brazil, a field research involving teachers working in elementary
education series is reported. In this work, a questionnaire aiming to do a diagnostic
as the environmental education has been worked with children was performed.
Questions about the understanding level, the type of development of activities, such
activities are prepared are some questions that indicate that environmental education
needs to be understood, thought and rethought by educators, so it can be capable of
causing the transformations necessary to change present reality of socioenvironmental
crisis. Although present in the classroom, the environmental education
still is developed discontinuous, fragmented and not characterizing effectively as a
crosscutting theme, as the official Brazilian documents suggest. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.title | Prática docente em escolas particulares de Santa Maria: realidades e desafios da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Teaching practice of some private schools teachers of Santa Maria: realities and challenges involving environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação ambiental tornou-se tema de grande relevância na sociedade
contemporânea diante das incontáveis catástrofes que cotidianamente são
apresentadas pelos meios de comunicação. Falar em educação ambiental significa
repensar as relações do homem, consigo, com os outros e com o meio natural.
Nesse processo, a educação formal realizada nas instituições de ensino público e
particular é colocada diante de mais um tema de grande importância, por isso,
trabalhar com educação ambiental nas escolas constitui um desafio para os
educadores. A fim de se identificar a presença da educação ambiental, sua
conceituação e seus aspectos positivos e negativos na prática docente em escolas
particulares de Santa Maria – RS, uma pesquisa de campo envolvendo professores
que atuam nas series iniciais do ensino fundamental foi realizada. Esta consistiu n
aplicação de um questionário visando diagnosticar como o trabalho em educação
ambiental tem sido desenvolvido. Questionamentos sobre o grau de entendimento, o
tipo de atividades desenvoldidas, como as atividades são preparadas são algumas
questões que indicam que a Educação ambiental precisa ser compreendida,
pensada e repensada pelos educadores, para que possa ir além da conscientização
e seja capaz de provocar as transformações necessárias para a modificação da
atual realidade, de crise socioambiental. Embora esteja presente em sala de aula, a
Educação ambiental ainda é desenvolvida de forma descontinua e fragmentada, não
caracterizando, efetivamente como um tema transversal, como sugerem os
documentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |