Mostrar registro simples

dc.creatorCabrera, Ana Paula
dc.date.accessioned2019-07-09T20:11:37Z
dc.date.available2019-07-09T20:11:37Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17371
dc.description.abstractThis thesis analyzes the creation process of the illuminated books by William Blake and its interpretative effects. The main objective is to analyze the books from this artist who produced his work by a mixed method which included recording with acids on copper plates, traditional printing on linen paper and finishing with watercolor. In order to unravel the trials we observe the printing technique and application of color on each copy of the illuminated books. The first chapter seeks to answer the question: What is color? Therefore, we will divide this chapter into two sections. The first section of this chapter, we present the history of color and the problem of copies of illuminated with different color finishes books. The question that guides the next section is: what’s the Blake technique? Blake explain the technique in relation to copper plate, engraving with acids and the printing method. In the second chapter we will discuss what is the technique of watercolor in the context of the eighteenth and nineteenth century, where Blake was inserted and how this kind of painting was used by Blake, analyzing the copies of the illuminated books and its interpretative effects. After this contextualization in the third chapter we will interpret the colors. Our object of study are the colors: red, blue and yellow.These colors have been most used by Blake. Thus, in the following sections we will discuss the colors explaining the difference of color printing. In it, we will describe a methodological analysis contrasting two copies from different periods. The second section of the chapter will deal with the red color and its meaning in Blake work. Our analysis methodology is to study two copies of illuminated books from different periods, addressing the conceptual point of view of that color. The chapter studies then the colors blue and yellow. We will address both colors in the following sections, where we will observe the effect of each of these, as well as their images and the visual details that comprise each of the plates. In the work of William Blake color makes sense, it represents feelings and sensations that blend the mystical and prophetic context exacerbated by his poetic genius, we are led to the world of color imagery. With its creative power this singular artist shows in his work a unique style that reflects the variety of life and prints. As critical and theoretical foundation will use authors that discuss the relationship between text and image in Blake’s art such as Michael Phillips, Joseph Viscomi, Robert Essick, Manuel Portela, Enéias Tavares, between other critics beyond color scholars such as, Joyce Towsend, J. Bamz, Roy Osborne, Jaqueline Lichtenstein and Goethe.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFinalização em aquarelapor
dc.subjectLivros iluminadospor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectWatercolor finalizationeng
dc.subjectIlluminated bookseng
dc.subjectVisual artseng
dc.titleA finalização em aquarela dos livros iluminados de William Blake: por uma metodologia de análise da arte compósitapor
dc.title.alternativeThe finalization of watercolor in the illuminated books of William Blake: by analysis methodology the composit arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o processo de criação dos livros iluminados de William Blake e seus efeitos interpretativos. Seu principal objetivo é a análise da finalização em aquarela dos livros deste artista que produzia sua obra por um método misto que integrava gravação com ácidos em chapas de cobre, impressão tradicional em papel linho e finalização em aquarela. A fim de descrever as experimentações que observamos na técnica de impressão e na aplicação da cor em cada cópia do livro iluminado, o primeiro capítulo procura responder a pergunta: O que é cor? Na primeira seção deste capítulo, apresentaremos a história da cor e o problema das cópias dos livros iluminados com diferentes finalizações de cor. A pergunta que norteia a seção seguinte é: Qual a técnica de Blake? Explicaremos a técnica de Blake no que se refere a placa de cobre, à gravação com ácidos e ao método de impressão. No segundo capítulo, abordaremos a técnica da aquarela no contexto do século XVIII e XIX, onde Blake estava inserido, e como este tipo de pintura era utilizada por Blake, analisando cópias dos livros iluminados e seus efeitos interpretativos. Após esta contextualização, no terceiro capítulo interpretaremos as cores. Nosso objeto de estudo são as cores: vermelho, azul e amarelo. Tais cores foram muito utilizadas por Blake. Assim, nas seções seguintes, abordaremos as cores explicando a diferença da impressão em cores. Nele vamos descrever uma análise metodológica contrastando cópias de diferentes períodos. A segunda seção do capítulo tratará da cor vermelha e seu significado na obra de Blake. Foi utilizada uma metodologia de análise contrastando duas cópias de livros iluminados de diferentes períodos, abordando o ponto de vista conceitual da referida cor. O capítulo estuda, em seguida, as cores azul e amarela. Trataremos de ambas as cores nas seções seguintes, na qual observaremos o efeito de cada uma dessas cores, bem como suas imagens e os detalhes visuais que compõem cada uma das lâminas a serem analisadas. Na obra de William Blake a cor faz todo sentido, ela representa sentimentos e sensações que se misturam no contexto místico e profético exacerbado por seu gênio poético, somos levados ao mundo do imaginário de cores. Com seu poder criativo este artista singular mostra em sua obra um estilo único que reflete a variedade da vida e imprime novas combinações. Como embasamento crítico e teórico, utilizaremos textos de autores que problematizam a relação entre texto e imagem no contexto da arte de Blake, como os trabalhos de Michael Phillips, Joseph Viscomi, Robert Essick, Manuel Portela, Enéias Tavares entre outros críticos, além de estudos sobre a cor, como os de Joyce Towsend, Roy Osborne, Jaqueline Lichtenstein, Sergio Garcia e Goethe.por
dc.contributor.advisor1Tavares, Enéias Farias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1655076745935830por
dc.contributor.referee1Steil, Juliana
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5586916987453183por
dc.contributor.referee2Portela, Manuel
dc.contributor.referee2Latteshttps://orcid.org/0000-0002-6295-6732por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529639666556329por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International