Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalma, Luciana Erina
dc.creatorZanini, Maria Cristina
dc.date.accessioned2019-07-10T12:16:39Z
dc.date.available2019-07-10T12:16:39Z
dc.date.issued2006-01-20
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17377
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano , RS, 2006.por
dc.description.abstractThis study had as objective analyzes the Functions of the Communication in class of School physical education with Pupils With Educational Necessities Special In The Common Classrooms Of Education. It was stage of this study 06 (six) classes of School physical education, being 03 (three) classes of the 5th grade (group 51 and 52) and 03 (three) classes of the 6th grade (group 61 and 62) of a state school of fundamental teaching in Santa Maria, RS. There were announced 41 (forty one) students of the masculine sex, being 4 (four) Pupils With Educational Necessities Special, and 1 (one) physical education teacher. The data was collected through filmings, questionnaires and glimpses. There were filmed and, later, observed 06 classes of School physical education. It was also applied questionnaires for Pupils With Educational Necessities Special and for there physical education colleges, besides the recording of an interview with the physical education teacher that supplied the classes. The presence of informative functions could be verified, of relationship and of expression of communication established among teacher, students and Pupils With Educational Necessities Special in the observed classes. It was also verified that the functions of communication contribute in a significant way to the inclusion process in the classes of School physical education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleAs funções da comunicação na educação física inclusiva: um estudo com alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de ensinopor
dc.title.alternativeThe functions of the communication in the inclusive school physical education: a study with pupils with educational necessities special in the common classrooms of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as Funções da Comunicação em aulas de Educação Física Escolar com Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs) em classes comuns de ensino. Foi palco deste estudo 06 (seis) aulas de Educação Física Escolar, sendo 03 (três) aulas da 5ª série (turma 51 e 52) e 03 (três) aulas da 6ª série (turma 61 e 62) de uma escola estadual de ensino fundamental de Santa Maria, RS. Participaram 41 (quarenta e um) alunos do sexo masculino, sendo 4 (quatro) ANEEs, e 1 (um) professor de Educação Física. Os dados foram coletados através de filmagens, questionários e entrevista. Foram filmadas e, posteriormente, observadas 06 aulas de Educação Física Escolar. Também foi aplicados questionários para os ANEEs e para os seus colegas de Educação Física, além da gravação de uma entrevista com o professor de Educação Física que ministrou as aulas. Pôde-se constatar a presença das funções informativa, de relacionamento e de expressão da comunicação estabelecidas entre professor e alunos nas aulas observadas. Verificou-se também que as estas funções da comunicação contribuem de forma significativa para o processo de inclusão nas aulas de Educação Física Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto