dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Silva, Marcio Salles da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T14:42:38Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T14:42:38Z | |
dc.date.issued | 2010-03-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17408 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The school management it is evident in the organizational dynamics of the relations between the subjects of the
educational process, to direct the teaching activities. In one of the levels of school education, the Middle School,
the young cultures mingle themselves with their peers, interact with the school community and also present
themselves in today's world in uncertainties of future prospects. From this problem, this study aimed to
investigate about the school management in the Middle School of the “Public School in Search of Knowledge”
and its approach to youth culture, in the morning and evening. This research was based on a qualitative focus and
as type of research was given the case study. Participants were three managers’ teachers, being one the principal
and two deputy directors of the morning and evening shifts of the Public School in Search of Knowledge. The
instrument used to collect information was a semi-structured interview, which was taped, transcribed and then
interpreted through content analysis. We conclude that the future prospects for the youth culture are permeated
by social constraints identified, especially in the globalized economy, which restricts the supply of jobs and
against the inclusion of youth in the labor market. The education oriented to the dialogue requires the social and
moral commitment of managers, teachers and staff, so students develop a sense of importance and respect and, in
return, by the school, which is renewed in its capacity for transformation and adaptation to the impositions that
the educational and social policies design for his performance in the community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | As aproximações e distanciamentos entre a gestão escolar no ensino médio e as culturas juvenis | por |
dc.title.alternative | The approaches and the detachments between the school management in the middle school and the youth culture | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A gestão escolar evidencia-se na dinâmica organizacional das relações entre os sujeitos do processo educacional,
para direcionar as ações pedagógicas. Em um dos níveis da educação escolar, o Ensino Médio, as culturas jovens
se mesclam com seus pares, interagem com a comunidade escolar e, também, se apresentam no mundo atual em
incertezas de perspectivas futuras. A partir dessa problemática, este estudo objetivou investigar sobre a gestão
escolar no Ensino Médio da “Escola Pública em Busca dos Saberes” e sua aproximação com a cultura juvenil,
dos turnos da manhã e da noite. Esta investigação teve como base o enfoque qualitativo e tipo assumido de
pesquisa foi o estudo de caso. Os participantes foram três professoras gestoras, sendo uma diretora e duas vicediretoras
dos turnos manhã e noite da Escola Pública em Busca dos Saberes. O instrumento utilizado para a
coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada, a qual foi gravada, transcrita e, posteriormente
interpretada através da análise de conteúdo. Concluímos que as perspectivas futuras para a cultura juvenil são permeadas pelas imposições sociais identificadas, principalmente, na economia globalizada, que restringe a oferta de empregos e em contrapartida a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A educação voltada para o diálogo exige o compromisso social e moral dos gestores, professores e funcionários, assim os alunos
desenvolvem um sentimento de importância e respeito e, em contrapartida, pela escola, que se refaz em sua capacidade de transformação e adaptação às imposições que as políticas educacionais e sociais projetam para sua atuação na comunidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |