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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorSilva, Marcio Salles da
dc.date.accessioned2019-07-11T14:42:38Z
dc.date.available2019-07-11T14:42:38Z
dc.date.issued2010-03-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17408
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe school management it is evident in the organizational dynamics of the relations between the subjects of the educational process, to direct the teaching activities. In one of the levels of school education, the Middle School, the young cultures mingle themselves with their peers, interact with the school community and also present themselves in today's world in uncertainties of future prospects. From this problem, this study aimed to investigate about the school management in the Middle School of the “Public School in Search of Knowledge” and its approach to youth culture, in the morning and evening. This research was based on a qualitative focus and as type of research was given the case study. Participants were three managers’ teachers, being one the principal and two deputy directors of the morning and evening shifts of the Public School in Search of Knowledge. The instrument used to collect information was a semi-structured interview, which was taped, transcribed and then interpreted through content analysis. We conclude that the future prospects for the youth culture are permeated by social constraints identified, especially in the globalized economy, which restricts the supply of jobs and against the inclusion of youth in the labor market. The education oriented to the dialogue requires the social and moral commitment of managers, teachers and staff, so students develop a sense of importance and respect and, in return, by the school, which is renewed in its capacity for transformation and adaptation to the impositions that the educational and social policies design for his performance in the community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleAs aproximações e distanciamentos entre a gestão escolar no ensino médio e as culturas juvenispor
dc.title.alternativeThe approaches and the detachments between the school management in the middle school and the youth cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA gestão escolar evidencia-se na dinâmica organizacional das relações entre os sujeitos do processo educacional, para direcionar as ações pedagógicas. Em um dos níveis da educação escolar, o Ensino Médio, as culturas jovens se mesclam com seus pares, interagem com a comunidade escolar e, também, se apresentam no mundo atual em incertezas de perspectivas futuras. A partir dessa problemática, este estudo objetivou investigar sobre a gestão escolar no Ensino Médio da “Escola Pública em Busca dos Saberes” e sua aproximação com a cultura juvenil, dos turnos da manhã e da noite. Esta investigação teve como base o enfoque qualitativo e tipo assumido de pesquisa foi o estudo de caso. Os participantes foram três professoras gestoras, sendo uma diretora e duas vicediretoras dos turnos manhã e noite da Escola Pública em Busca dos Saberes. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada, a qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Concluímos que as perspectivas futuras para a cultura juvenil são permeadas pelas imposições sociais identificadas, principalmente, na economia globalizada, que restringe a oferta de empregos e em contrapartida a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A educação voltada para o diálogo exige o compromisso social e moral dos gestores, professores e funcionários, assim os alunos desenvolvem um sentimento de importância e respeito e, em contrapartida, pela escola, que se refaz em sua capacidade de transformação e adaptação às imposições que as políticas educacionais e sociais projetam para sua atuação na comunidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [294]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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