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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorSchorn, Elisandra de Almeida
dc.date.accessioned2019-07-11T16:01:21Z
dc.date.available2019-07-11T16:01:21Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17413
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractWe have as a general aim identifying the efficiency of Bolsa Família program for the educational growth of the students from public schools in Constantina-RS. With education of quality and citizens with dignity guaranteed by their own actions, we try to fulfill the aims of this work: drawing a map of the families benefited with Bolsa Família program at the fundamental schools in the town of Constantina; making the difference between social and school functions in the students’ life through questionnaires answered by them, establishing relations with the new federal public policies of incentive to education (Bolsa Família); compare the information gathered in the questionnaire about the receiving of the benefit and the use of it by the families. In order to answer the proposed aims, one opted for the qualitative perspective and the research was the Case study kind. In the comparison of data, one tries to explain why the schools are having this identity crisis absorbing functions that would be family’s, having so, social and scientific relevance, once it involves the aspects of public policies of incentive to education and the Educational management. The families hope that the school has a complete education and the school hopes the family has an engagement in the student’s educational journey. Both look for an education of quality and citizens with dignity guaranteed by their own actions, into the conception of society one wants to be, taking part of an education that needs urgent changes and skilled managers to deal with such situations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBolsa famíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectFamilieseng
dc.titleRelação escola, família e políticas públicas no município de Constantina - RSpor
dc.title.alternativeRelation among school, family and public policies in Constantina - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoTemos como objetivo geral investigar a eficácia do programa Bolsa Família para o crescimento educacional dos educandos de escolas públicas do município de Constantina/RS. Com educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada por suas próprias ações, é que buscamos responder aos objetivos deste trabalho: mapear as famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família, nas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Constantina; diferenciar as funções sociais da escola e da família na vida do educando através de questionários junto às mesmas estabelecendo relações com as políticas públicas federais de incentivo a educação (Bolsa Família); relacionar informações recolhidas no questionário sobre o recebimento do auxílio e investimento dos mesmos por parte das famílias. Para respondermos aos objetivos propostos optamos por uma perspectiva qualitativa sendo a pesquisa tipo estudo de caso, no cruzamento de dados e informações possa ser delineada o porquê a escola está tendo crise de identidade, assumindo funções que seriam da família. Tendo assim relevância científica e social, pois, envolve os aspectos das Políticas Públicas de incentivo a educação e da Gestão Educacional. As famílias esperam da escola um processo de educação completa, a escola espera da família um comprometimento na caminhada escolar do educando. E ambas procuram uma educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada por suas próprias ações, dentro da concepção de sociedade que se quer, fazendo parte de uma educação que necessita de transformações urgentes e de Gestores capacitados para enfrentar essas situações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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