dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Schorn, Elisandra de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T16:01:21Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T16:01:21Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17413 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | We have as a general aim identifying the efficiency of Bolsa Família program
for the educational growth of the students from public schools in Constantina-RS.
With education of quality and citizens with dignity guaranteed by their own actions,
we try to fulfill the aims of this work: drawing a map of the families benefited with
Bolsa Família program at the fundamental schools in the town of Constantina;
making the difference between social and school functions in the students’ life
through questionnaires answered by them, establishing relations with the new
federal public policies of incentive to education (Bolsa Família); compare the
information gathered in the questionnaire about the receiving of the benefit and the
use of it by the families. In order to answer the proposed aims, one opted for the
qualitative perspective and the research was the Case study kind. In the comparison
of data, one tries to explain why the schools are having this identity crisis absorbing
functions that would be family’s, having so, social and scientific relevance, once it
involves the aspects of public policies of incentive to education and the Educational
management. The families hope that the school has a complete education and the
school hopes the family has an engagement in the student’s educational journey.
Both look for an education of quality and citizens with dignity guaranteed by their own
actions, into the conception of society one wants to be, taking part of an education
that needs urgent changes and skilled managers to deal with such situations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bolsa família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Famílias | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Families | eng |
dc.title | Relação escola, família e políticas públicas no município de Constantina - RS | por |
dc.title.alternative | Relation among school, family and public policies in Constantina - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Temos como objetivo geral investigar a eficácia do programa Bolsa Família
para o crescimento educacional dos educandos de escolas públicas do município de
Constantina/RS. Com educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada
por suas próprias ações, é que buscamos responder aos objetivos deste trabalho:
mapear as famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família, nas escolas
municipais de ensino fundamental da cidade de Constantina; diferenciar as funções
sociais da escola e da família na vida do educando através de questionários junto às
mesmas estabelecendo relações com as políticas públicas federais de incentivo a
educação (Bolsa Família); relacionar informações recolhidas no questionário sobre o
recebimento do auxílio e investimento dos mesmos por parte das famílias. Para
respondermos aos objetivos propostos optamos por uma perspectiva qualitativa
sendo a pesquisa tipo estudo de caso, no cruzamento de dados e informações
possa ser delineada o porquê a escola está tendo crise de identidade, assumindo
funções que seriam da família. Tendo assim relevância científica e social, pois,
envolve os aspectos das Políticas Públicas de incentivo a educação e da Gestão
Educacional. As famílias esperam da escola um processo de educação completa, a
escola espera da família um comprometimento na caminhada escolar do educando. E
ambas procuram uma educação de qualidade e cidadãos com dignidade assegurada
por suas próprias ações, dentro da concepção de sociedade que se quer, fazendo
parte de uma educação que necessita de transformações urgentes e de Gestores
capacitados para enfrentar essas situações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |