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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorSousa, Antonio Vilamarque Carnaúba de
dc.date.accessioned2019-07-12T12:03:59Z
dc.date.available2019-07-12T12:03:59Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17419
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research aimed to draw a landscape about the enforcement of Law 10639/2003, which became enforced education for the ethnic-racial relations of content related to African history and culture African-Brazilian at all levels and modalities of basic education in public schools. Search to verify as teachers are scored in relation to the 'National Curriculum Guidelines for the Education of ethnic-racial relations’, adding and regulations that the law and provided a theoretical support to us. It is also to research a topic of debate that is supported by Cavalleiro, Gomes, Silva, Pantoja and Marcon. Were applied to 13 multiple choice questions with teachers of Municipal Department of Education Fortaleza/CE in the months September and October 2007. Then there was a qualitative analysis regarding pedagogical action these teachers in relation to compliance with the Law, theirs answers signal an effective involvement of teachers with the most acute issues of racial-ethnic relations in schools, although the initial and continuous training, availability or access to literature and teaching materials, and support of the Municipal Department are still problems that needed to obtain results more visible and significant. It is emphasized that the simple incorporation of issues related to the subject will not change the landscape of race relations in the school. Dealing with racial issues in schools must go beyond simple transmission of content, requires a rethink of relationships between all the subjects that make the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação anti-racistapor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectAfrodescendentepor
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectRace-ethnic relationseng
dc.subjectAfrican descenteng
dc.titleA inclusão da temática etnico - racial nas escolas da rede municipal de Fortaleza: o olhar docente sobre a implementação da lei 10.639/2003por
dc.title.alternativeInclusion of ethnic-racial themes in municipal schools network of Fortaleza - teaching look on the implementation of law 10639/2003eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa visa traçar um panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino para as relações étnico-raciais e de conteúdos relacionados à história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis e modalidades da educação básica, nas escolas da rede pública. Busca-se verificar junto aos docentes, como estes se situam em relação às questões pontuadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que complementou e regulamentou a presente lei, e que serviram de referencial teórico para as discussões ora propostas. Contou-se ainda com investigações que são tema de debate referendados por Cavalleiro, Gomes, Silva, Pantoja e Marcon. Foram aplicadas 13 questões de múltipla escolha a professores da rede municipal de Fortaleza/CE entre setembro/outubro de 2007. A seguir realizou-se uma análise qualitativa buscando perceber a ação pedagógica desses docentes em relação ao cumprimento da Lei, cujas respostas apontam para um efetivo comprometimento desses profissionais com as questões mais agudas das relações étnico-raciais nas escolas, embora a formação inicial e continuada, a disponibilidade ou acesso a bibliografia e materiais pedagógicos e o apoio da Secretaria Municipal ainda sejam dificuldades que se impõe para a obtenção de resultados mais visíveis e significativos. Ressalta-se que a simples incorporação das temáticas relacionadas ao tema por si só não altera muito o panorama das relações raciais no interior da escola. Tratar das questões raciais na escola deve ir além das simples transmissão de conteúdos, requer o repensar das relações pessoais entre todos os sujeitos que fazem a escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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