dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Sousa, Antonio Vilamarque Carnaúba de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:03:59Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T12:03:59Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17419 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to draw a landscape about the enforcement of Law 10639/2003,
which became enforced education for the ethnic-racial relations of content related to
African history and culture African-Brazilian at all levels and modalities of basic
education in public schools. Search to verify as teachers are scored in relation to the
'National Curriculum Guidelines for the Education of ethnic-racial relations’, adding
and regulations that the law and provided a theoretical support to us. It is also to
research a topic of debate that is supported by Cavalleiro, Gomes, Silva, Pantoja and
Marcon. Were applied to 13 multiple choice questions with teachers of Municipal
Department of Education Fortaleza/CE in the months September and October 2007.
Then there was a qualitative analysis regarding pedagogical action these teachers in
relation to compliance with the Law, theirs answers signal an effective involvement of
teachers with the most acute issues of racial-ethnic relations in schools, although the
initial and continuous training, availability or access to literature and teaching
materials, and support of the Municipal Department are still problems that needed to
obtain results more visible and significant. It is emphasized that the simple
incorporation of issues related to the subject will not change the landscape of race
relations in the school. Dealing with racial issues in schools must go beyond simple
transmission of content, requires a rethink of relationships between all the subjects
that make the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação anti-racista | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Afrodescendente | por |
dc.subject | Anti-racist education | eng |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Race-ethnic relations | eng |
dc.subject | African descent | eng |
dc.title | A inclusão da temática etnico - racial nas escolas da rede municipal de Fortaleza: o olhar docente sobre a implementação da lei 10.639/2003 | por |
dc.title.alternative | Inclusion of ethnic-racial themes in municipal schools network of Fortaleza - teaching look on the implementation of law 10639/2003 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa traçar um panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639/2003,
que tornou obrigatório o ensino para as relações étnico-raciais e de conteúdos
relacionados à história e cultura africana e afro-brasileira em todos os níveis e
modalidades da educação básica, nas escolas da rede pública. Busca-se verificar
junto aos docentes, como estes se situam em relação às questões pontuadas pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que
complementou e regulamentou a presente lei, e que serviram de referencial teórico
para as discussões ora propostas. Contou-se ainda com investigações que são tema
de debate referendados por Cavalleiro, Gomes, Silva, Pantoja e Marcon. Foram
aplicadas 13 questões de múltipla escolha a professores da rede municipal de
Fortaleza/CE entre setembro/outubro de 2007. A seguir realizou-se uma análise
qualitativa buscando perceber a ação pedagógica desses docentes em relação ao
cumprimento da Lei, cujas respostas apontam para um efetivo comprometimento
desses profissionais com as questões mais agudas das relações étnico-raciais nas
escolas, embora a formação inicial e continuada, a disponibilidade ou acesso a
bibliografia e materiais pedagógicos e o apoio da Secretaria Municipal ainda sejam
dificuldades que se impõe para a obtenção de resultados mais visíveis e
significativos. Ressalta-se que a simples incorporação das temáticas relacionadas
ao tema por si só não altera muito o panorama das relações raciais no interior da
escola. Tratar das questões raciais na escola deve ir além das simples transmissão
de conteúdos, requer o repensar das relações pessoais entre todos os sujeitos que
fazem a escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |