Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorSantos, André Michel dos
dc.date.accessioned2019-07-12T12:35:35Z
dc.date.available2019-07-12T12:35:35Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17422
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work was developed from the qualitative approach, using the literature search and analysis of content, whose main focus is deployed from category management, school, social service and participation. It presents a brief explanation of the Social Service, viewing it from the context of integration of the school social worker in private and / or philanthropic and public of Rio Grande do Sul and the country. It was based on this assumption to analyze the relationship between school management and Social Service, is clarify the contributions of the social worker to strengthen school management, bias in the democratization of education. As a result, indicates that the relationship is between school management and social work from the understanding that both are closely linked, with the aim of working towards the exercise of the empowerment, autonomy and citizenship of the school community. Thus, the role of social worker in the school context is the realization of a full school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAssistente socialpor
dc.subjectSocial serviceeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSocialeng
dc.titleAs contribuições do serviço social para o fortalecimento da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe contributions of social services for strengthening management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, cujo foco central desdobrou-se a partir das categorias Gestão, Escola, Serviço Social e Participação. Apresenta-se uma breve explanação sobre o Serviço Social, visualizando-o a partir do contexto de inserção do Assistente Social na realidade escolar privada e/ou filantrópica e pública do Rio Grande do Sul e do país. Partiu-se deste pressuposto para analisar as relações entre Gestão Escolar e Serviço Social, elucidando-se as contribuições do Assistente Social para o fortalecimento da Gestão Escolar, no viés da democratização da educação. Como resultado, aponta-se as relações que há entre Gestão Escolar e Serviço Social, a partir do entendimento que ambas são intimamente ligadas, com o objetivo de trabalhar em prol do exercício da emancipação, autonomia e cidadania da comunidade escolar. Assim, a atuação do Assistente Social no contexto escolar representa a efetivação de uma Gestão Escolar plena.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto