dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Santos, Emerson Cristiano Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T14:43:07Z | |
dc.date.available | 2019-07-15T14:43:07Z | |
dc.date.issued | 2009-12-17 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17439 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monograph aims to present a methodology for educating
Environmental Education inspectors, which was developed by the Environmental
Education Nucleus (EEN) of the 2º Environmental Battalion of Brigada Militar (2º
EBBM) located in Santa Maria. From the experience of socioenvironmental
educative activities, acquired at the EEN of the 2º EBBM and the observation of the
difficulties faced by the school when implementing the environmental theme, it being
driven towards the construction of values, abilities and attitudes coherent with life.
These activities took place from April up to July of 2008, at the Brigada Militar of
Santa Maria’s quarters, on Saturday afternoons, with the participation of four public
and private schools, and fifty students between 10 and 12 years old. The
methodology took into account qualitative aspects only, being structured in modules
that considered three thematic axes: Citizenship and Ethics; Ecosystems; and
Sustainability, subdivided in issues regarded as relevant to comprehend the
magnitude of the environmental matter, discussed throughout twelve meetings,
among which we highlight: behavior, nutrition, first aid, hygiene and health, sexually
transmitted diseases (STD), drugs and violence. During the performance, we
demystify the repressive image of the policeman, strengthening the confidence and
respect bonds between the Brigada Militar institution and the society. Thus, it is
essential to publicize this work within the academic environment, to the public in
general and the Brigada Militar institution. The Young Citizen Project presented a
methodology according to the perspective of what is conventionally called Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.title | Projeto Pequeno Cidadão: ações educativas sócio-ambientais desenvolvidas pelos integrantes do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar | por |
dc.title.alternative | Young citizen project: socioenvironmental educative activities performed by the contingent of the 2º Environmental Battalion of Brigada Militar | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia para
formação de monitores em Educação Ambiental, desenvolvida pelo Núcleo de
Educação Ambiental (NEA) do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM),
de Santa Maria. A partir de experiências em ações educativas sócio-ambientais,
adquiridas no NEA do 2º BABM e na observação das dificuldades enfrentadas pela
escola, na implementação da temática ambiental voltada a construção de valores,
habilidades e atitudes coerentes com a vida. Estas ações ocorreram entre os meses
de abril e julho do ano de 2008, no quartel da Brigada Militar de Santa Maria, aos
sábados a tarde, com a participação de quatro escolas, da rede pública e particular
de ensino, e cinqüenta alunos com idades compreendidas entre 10 e 12 anos. A
metodologia levou em consideração aspectos qualitativos, sendo estruturada em
módulos que contemplaram três eixos temáticos: Cidadania e Ética; Ecossistemas,
e Sustentabilidade, subdivididos em temas considerados relevantes para a
compreensão da amplitude da questão ambiental, abordados em doze encontros,
entre os quais destacamos: comportamento, nutrição, primeiros socorros, higiene e
saúde, doenças sexualmente transmissíveis (DST), drogas e violência. Durante a
execução, se desmistifica a imagem repressiva do policial, consolidando as relações
de confiança e respeito entre a instituição Brigada Militar e a sociedade. Neste
sentido é fundamental a divulgação deste trabalho no meio acadêmico, para o
público em geral e à instituição Brigada Militar. O Projeto Pequeno Cidadão,
apresentou uma metodologia consolidada dentro das perspectivas do que se
convencionou chamar de Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |