dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Souza, Ana Lúcia de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T15:16:12Z | |
dc.date.available | 2019-07-15T15:16:12Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17442 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | By striving for a quality education, this research is to address key feature the importance of
the subject, based on assumptions of different theories on this author. The observation,
analysis to back up the new design of a public school administrative state, which press the
effective care of the real needs of their clientele. Throughout the placement realizes the need
to emphasize the issue of democratization of school management through a collective action,
where you can decide what really is needed in school. Emphasis is in the midst of this work to
"awareness of the group manager" who are the main agents of this process from a strong
organization of its activities carried out with the school community, thus ensuring a better and
higher quality of education. The work emphasizes the issue of participatory management with
the involvement of all segments of the school unit, based on some evidence of the participants
of the research between teachers, principal, vice principal, supervisor, and assistant secretary
to secretary. Starting up, then the data obtained in research and confronting them with the
authors read, including Lúcia Maria Wanderley Neves - Brazil 2000, a new division of
labor in education; Danilo Gandin - The practice of participatory planning and others.
You could say then that the question of participation in school management should guide the
feelings of all who belong to the school community and trying to overcome its authoritarian
practices working on a continuous and systematic, rethinking, but with some serious practice,
deepening is No matter leaving the clear commitment to the school unit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Gestão participativa: uma experiência da E.E.F.M. Governador Flávio Marcílio - Fortaleza - CE | por |
dc.title.alternative | Participatory management: an experience of E.E.F.M. Governor Flávio Marcílio – Fortaleza - Ce | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Mediante a luta por uma educação de qualidade, esta pesquisa tem como característica
primordial abordar a importância do tema, baseando-se em pressupostas teorias de variados
autores acerca do assunto. A observação volta-se para análise da nova concepção
administrativa de uma escola pública estadual, que prima pelo efetivo atendimento das reais
necessidades de sua clientela. Ao longo das colocações percebe-se a necessidade de enfatizar
a questão da democratização da gestão escolar por meio de uma ação colegiada, onde se possa
decidir o que realmente se faz preciso na escola. Privilegia-se no bojo deste trabalho a
“conscientização do grupo gestor” que são os principais agentes deste processo, a partir de
uma acirrada organização de suas atividades executadas com a comunidade escolar,
garantindo assim, uma melhor e maior qualidade de ensino. O trabalho desenvolvido dá
ênfase à questão da gestão participativa com o envolvimento de todos os segmentos da
unidade escolar, tomando por base alguns depoimentos dos participantes da pesquisa entre
professores, diretor, vice-diretor, supervisor, secretária e auxiliar de secretaria. Partindo-se,
então de dados obtidos na pesquisa e confrontando-os com os autores lidos, entre eles Lúcia
Maria Wanderley Neves – Brasil ano 2000, Uma nova divisão de trabalho na educação;
Danilo Gandin – A prática do planejamento participativo e outros. Pode-se dizer então,
que a questão da gestão participativa na escola deve nortear os sentimentos de todos que
pertencem à comunidade escolar e que tentam superar suas práticas autoritárias trabalhando
de maneira contínua e sistemática, repensando, porém com seriedade determinadas práticas,
aprofundando-se no assunto deixando bem claro o compromisso com a unidade escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |