O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança
Abstract
Este estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar
a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o
fomento da mesma. Para tanto, temos como eixo-orientador a concepção Teórico-Filosófica
do Movimento Humano, também conhecida como “Se–Movimentar”, e estudos sobre a
curiosidade humana. A investigação é caracterizada como uma pesquisa teórica que nasceu
daquilo que ela mesma se propõe estudar, ou seja, da curiosidade, isso porque podemos dizer
que a busca pela informação ou pelo conhecimento tem origem na curiosidade. Acreditamos
que o Ser humano possui uma curiosidade natural, embora ela se destaque mais nas crianças,
principalmente através das brincadeiras espontâneas que realizam. O Brincar e Se–
Movimentar é esse brincar espontâneo, compreendido como o Se-Movimentar livre que
abrange brincadeiras, desenhos, danças, enfim, o movimento da criança em toda a sua
complexidade que é terreno fértil para a curiosidade. Logo ao nascermos somos indivíduos
extremamente curiosos, nossa curiosidade nos permite aprender, e isso acontece inicialmente
por meio do brincar. No entanto, na medida em que vamos crescendo, percebemos o quanto
brincar não é valorizado e incorporamos a crença de que essa atividade é desnecessária,
exceto quando pode trazer resultados positivos para o desenvolvimento das crianças. Somos
também levados a deixar de perguntar, outra atitude de quem é curioso, ou perguntamos
pouco, nos acostumamos com as respostas prontas e a ter falsas curiosidades. Em geral,
deixamos de nos maravilhar com o mundo. Essa pesquisa pretende analisar a relação da
curiosidade da criança com o Brincar e Se–Movimentar. Argumentamos que, por meio da
educação física, da pedagogia na educação infantil e inclusive da relação das crianças com
seus pais e familiares, se baseados nessa concepção de movimento e conhecedores da
importância da curiosidade e do Brincar e Se–Movimentar, é possível permitir o
desenvolvimento de Campos Existenciais amplos, geradores de curiosidade, tornando a
criança com vontade de saber mais e consequentemente contribuindo para que ela sustente e
desenvolva a curiosidade por toda a vida.
Collections
The following license files are associated with this item: