Mostrar registro simples

dc.creatorXavier, Kellen do Carmo
dc.date.accessioned2019-07-17T12:19:12Z
dc.date.available2019-07-17T12:19:12Z
dc.date.issued2019-01-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17473
dc.description.abstractConsidering the popularization of fantastical fiction in the beginning of the 21st century, the dissertation aims to explore how the productive and symbolic dimensions of the structure of gender relations appear among the values that guide the consumption of these narratives in Brazil. Since the narrative structure of myth, one of the formal constituents of these fictions which we refer to as fantastical sagas, already provides for distinctions between men and women, the general objective of the work is to analyze the preferences of Brazilian fans of these sagas in order to identify which attributes are rejected and which endorsed by the research participants, and also which relationships we can establish between them and the socially established patterns of masculinity and femininity. To do this, we combined quantitative and qualitative analyzes of 247 answers from fans who answered the online survey questionnaire posted on Facebook. Among the results, we observed the preference for less stereotyped and passive considered female characters, in the face of a gender order that confers disadvantages to women in most societies - fictional or not - and the praise of attributes such as intelligence, independence, strength and courage, greater admiration when identified among women than among men.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSagas fantásticaspor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectFantastical sagaseng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectConsumptioneng
dc.titleGênero no consumo de sagas fantásticas no Brasilpor
dc.title.alternativeGender in the consumption of fantastical sagas in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTendo em vista a popularização da ficção fantástica no início do século XXI, a dissertação visa explorar como as dimensões produtivas e simbólicas da estrutura das relações de gênero aparecem entre os valores que orientam o consumo dessas narrativas no Brasil. Uma vez que a estrutura narrativa do mito, um dos elementos formais constituintes dessas ficções a que nos referimos como sagas fantásticas, já prevê distinções entre homens e mulheres, o objetivo geral do trabalho é analisar as preferências de fãs brasileiras dessas sagas de forma a identificar quais os atributos rejeitados e quais endossados pelas participantes da pesquisa e quais as relações que podemos estabelecer entre esses e os padrões de masculinidade e feminilidade socialmente estabelecidos. Para isso, combinamos análises quantitativas e qualitativas das declarações das 247 fãs que responderam o questionário online da pesquisa divulgado via Facebook. Entre os resultados, observamos a preferência por personagens femininas consideradas menos estereotipadas e passivas diante uma ordem de gênero que confere desvantagens às mulheres na maioria das sociedades – fictícias ou não – e a valorização de atributos como inteligência, independência, força e coragem, vistos com maior admiração quando identificados entre mulheres do que entre homens.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158036614584571por
dc.contributor.referee1Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9828116606137239por
dc.contributor.referee2Schmitz, Daniela Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630871500584373por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940773619994831por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International