Mostrar registro simples

dc.creatorFavarin, Rodrigo Reis
dc.date.accessioned2019-07-17T14:10:43Z
dc.date.available2019-07-17T14:10:43Z
dc.date.issued2019-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17474
dc.description.abstractSustainable Regional Development (SRD) can be seen as the application of sustainability at a local/regional level in order to consider at least economic, environmental and social aspects, and is the result of the synergy among social actors. In a context full of interactions among social actors, social learning emerges as a facilitator of the process for a more sustainable society. The Science and Technology Parks can play a critical role in exploring new opportunities and developing new ways of addressing issues related to sustainability and the environment. The Santa Maria Tecnoparque was inaugurated in the city of Santa Maria/RS with the objective of promoting the SRD of Santa Maria/RS. Thus, this dissertation aims to analyze the process of social learning among Santa Maria Tecnoparque actors for the SRD of Santa Maria/RS. In terms of methodological procedures, a descriptive-exploratory research was carried out, of a qualitative nature and that used as a strategy the case study. For the data collection, 26 interviews were conducted with four different groups of actors: Directors; Members of the Founding Institutions; Residents and Ex-Residents, documentary research and direct observation. As results, it was possible to identify that Santa Maria Tecnoparque generates benefits for the six dimensions of SRD: economic, social, environmental, political, cultural and territorial, with greater emphasis on the first two. With respect to the process of promotion of SRD of Santa Maria / RS it was possible to identify a greater number of restrictive factors in relation to the contributory factors. In the question of social learning for SRD, it was possible to identify the presence of the elements: context, participation, engagement, recognition of regional identities, reflection, negotiation, collaboration, relational practices and generated knowledge. Finally, it was possible to identify that the process of social learning for sustainability has much to contribute to the promotion of the SRD of Santa Maria/RS, by strengthening the relationships of the social actors present in the Park.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento regional sustentávelpor
dc.subjectParques científicos e tecnológicospor
dc.subjectAprendizagem social para a sustentabilidadepor
dc.subjectSustainable regional developmenteng
dc.subjectScience and technology parkseng
dc.subjectSocial learning for sustainabilityeng
dc.titleO processo de aprendizagem social entre os atores do Santa Maria Tecnoparque para a promoção do desenvolvimento regional sustentável de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeSocial learning process among the actors of Santa Maria Tecnoparque for the regional sustainable development promotioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) pode ser visto como a aplicação da sustentabilidade em um nível local/regional de maneira a considerar pelo menos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, sendo o resultado, o processo dessa sinergia entre atores sociais. Em um contexto repleto de interações entre atores sociais, a aprendizagem social surge como facilitadora do processo para uma sociedade mais sustentável. Os Parques Científicos e Tecnológicos podem atuar de forma crítica na exploração de novas oportunidades e no desenvolvimento de novas formas de abordar questões relacionadas com a sustentabilidade e com o meio ambiente. O Santa Maria Tecnoparque foi inaugurado na cidade de Santa Maria/RS com o objetivo de promover o DRS de Santa Maria/RS. Assim, esta dissertação objetiva analisar o processo de aprendizagem social entre os atores do Santa Maria Tecnoparque para o DRS desta cidade. Em termos de procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa e que utilizou como estratégia o estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas 26 entrevistas com quatro diferentes grupos de atores: Diretores; Membros das Instituições Fundadoras; Residentes e Ex-Residentes, pesquisa documental e observação direta. Como principais resultados, foi possível identificar que o Santa Maria Tecnoparque gera benefícios para as seis dimensões do DRS: econômica, social, ambiental, política, cultural e territorial, com maior ênfase nas duas primeiras. Com relação ao processo de promoção do DRS de Santa Maria/RS foi possível averiguar um número maior de fatores restritivos em relação aos fatores contributivos. Na questão da aprendizagem social para o DRS, observou-se a presença dos elementos: contexto, participação, engajamento, reconhecimento das identidades regionais, reflexão, negociação, colaboração, práticas relacionais e conhecimento gerado. Por fim, identificou-se que o processo de aprendizagem social para a sustentabilidade tem muito a contribuir com a promoção do DRS de Santa Maria/RS, ao fortalecer as relações dos atores sociais presentes do Parque.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264por
dc.contributor.referee1d'Angelo, Marcia Juliana
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074760184826326por
dc.contributor.referee2Ávila, Lucas Veiga
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859670993729250por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819896237507518por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International